iServices: 10 anos e muitos planos para o futuro

Há uma década, a iServices identificou uma oportunidade de negócio que viria a desencadear uma revolução no mercado de acessórios tecnológicos em Portugal, através da criação de uma marca própria. Foi com base nesta premissa que surgiu a iS – cuja missão passa por satisfazer a crescente procura por produtos inovadores e garantir, em simultâneo, a qualidade e a sustentabilidade da empresa. Em ano de celebração do 10.º aniversário, Vânia Guerreiro, directora de Marca e Comunicação, revela os segredos que estiveram por detrás do sucesso e do impacto da marca iS.

«Ter uma marca própria tem feito, obviamente, uma diferença significativa, tanto em termos de negócio quanto em termos de reconhecimento para a iServices. A presença de uma marca com produtos exclusivos permite-nos, antes de tudo, uma diferenciação num segmento de mercado que é altamente competitivo. Uma diferenciação que nos é fundamental para atrair novos consumidores e dar a conhecer a nossa exigência ao nível de altos padrões de qualidade», afirma a responsável.

Tão importante como perceber os segredos que estão na origem do sucesso da empresa, é perceber como é que surgiu a iServices. A empresa de venda de recondicionados e reparações nasceu de uma oportunidade de negócio que estava relacionada com o crescimento orgânico associado aos acessórios e gadgets – que, naquela altura, eram sobretudo artigos dos principais fabricantes de tecnologia. «Sentimos que havia uma procura intensiva por marcas de tecnologia, emergentes a nível mundial, e que ainda não estavam presentes no mercado nacional. Assim, nos primeiros anos, trazíamos para as nossas lojas os produtos e artigos dessas marcas que íamos conhecendo nas feiras internacionais», revela.

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA MARCA PRÓPRIA

Desde a sua fundação, em 2011, a iServices procurou sempre reinventar a oferta de serviços de reparação de smartphones, tablets e computadores com acessórios e gadgets inovadores. Neste contexto, decidiu criar várias parcerias com empresas de forte credibilidade e reputação neste segmento de mercado. Porém, foi precisamente aqui que surgiu a ideia de criar produtos de marca própria, «com os pressupostos de garantia, sustentabilidade e qualidade premium que a empresa ambicionava assegurar, de forma permanente, a todos os clientes».

Assim, em Outubro de 2013, a iServices deu o primeiro grande passo na sua caminhada e registou, oficialmente, a sua primeira marca própria, cujo objectivo passou por criar e promover uma vasta oferta de produtos inovadores e personalizados. Baseada nas duas primeiras letras do nome da empresa e pronunciada como «YES», a iS foi criada para oferecer uma ampla gama de artigos tecnológicos, como capas de smartphone, powerbanks, cabos de carregamento, acessórios de áudio, produtos de limpeza de equipamentos electrónicos, entre outros equipamentos. «Procuramos ter sempre uma resposta de qualidade a qualquer que seja a necessidade imediata dos nossos clientes», acrescenta Vânia Guerreiro.

A marca tem evoluído e tornou-se uma referência em qualidade, design e compromisso ambiental. Com um portefólio com mais de 2400 produtos, a iS tem atingido um sucesso notável, com previsões de facturação de seis milhões de euros para 2023, apenas neste segmento. «À medida que os anos têm passado, os gadgets e acessórios tecnológicos, das mais diversas tipologias, têm sido cada vez mais essenciais na vida quotidiana dos consumidores. Por esta razão, sentimos que, neste momento, era importante conceder à empresa uma estratégia para se destacar no mercado e estabelecer uma identidade própria», realça Vânia Guerreiro.

A FÓRMULA DO SUCESSO

A iServices tem sido reconhecida pelos seus serviços de reparação de dispositivos electrónicos ao longo dos anos. No entanto, a sua incursão no mercado das marcas próprias de produtos tecnológicos está a atrair, cada vez mais, a atenção dos consumidores. A colecção da iS oferece capas de protecção, cabos de carregamento, carregadores sem fio, auriculares sem fio e outros acessórios, todos com designs minimalistas e cores neutras. Além disso, apresenta também inúmeros gadgets com qualidade a preços acessíveis, tais como relógios inteligentes disponíveis em dois modelos – desportivo e clássico –, garrafas térmicas e capacetes inteligentes.

O lançamento da iS é uma mudança notável na abordagem da empresa, à medida que se distancia de ser puramente uma organização prestadora de serviços de reparação. A directora de Marca e Comunicação da iServices destaca o papel da marca própria na criação de uma conexão mais profunda entre os consumidores e a tecnologia. «Ao longo do tempo, os clientes têm vindo a associar a qualidade dos produtos da marca iS à política de excelência pela qual já reconhecem os serviços iServices. Ajuda na construção do sentimento de confiança do consumidor e vai levar-nos, seguramente, à construção de uma base de clientes fidelizados. A familiaridade com a marca e a reputação são alicerces fundamentais em todos os negócios e em qualquer parte do mundo», defende.

De acordo com Vânia Guerreiro, a capacidade de adaptar os produtos com base no feedback e nas tendências de mercado demonstra, de certa forma, o compromisso da empresa para permanecer à frente no sector tecnológico. Ter uma marca própria como a iS tem proporcionado à iServices uma série de benefícios que contribuem para o seu sucesso e reconhecimento no mercado dos acessórios e dos dispositivos electrónicos. A título de curiosidade, os best-sellers da marca têm sido as capas para smartphones, as películas de protecção e os diversos tipos de auriculares.

A ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO

A empresa, que já conquistou a marca das 50 lojas em Portugal, incluindo as regiões dos Açores e Madeira, pretende expandir as suas operações para novas cidades nacionais e estabelecer uma presença internacional significativa. «Estamos empenhados em continuar a oferecer soluções focadas no conhecimento e na proximidade com os clientes, prestando um serviço de excelência e merecedor da escolha de todos», refere a directora de Marca e Comunicação da iServices.

Os planos ambiciosos da empresa incluem a abertura de novas lojas físicas em cidades onde a iServices ainda não presta um serviço imediato. O objectivo é levar aos clientes as três principais áreas de negócio da empresa: a reparação de marcas de smartphones, tablets e computadores; a comercialização de equipamentos Apple recondicionados; e a venda de acessórios e gadgets da iS.

Apesar de já ter chegado às cinco dezenas de lojas em Portugal, a empresa ainda não concluiu a expansão nacional, dado que o objectivo é chegar a muitos outros municípios com lojas físicas. Além disso, no âmbito da expansão internacional, a iServices deu início a este processo em Maio de 2022, com a inauguração da primeira loja nas ilhas Canárias, em Espanha. A intenção foi continuar a expandir a presença internacional da empresa, tal como comprovam as aberturas da primeira loja em Paris, no Fórum des Halles, o maior centro comercial da cidade, e da terceira loja nas ilhas Canárias, em Las Palmas. A empresa planeia dar seguimento a esta estratégia, com pelo menos mais quatro lojas em Bruxelas e duas em Paris. O objectivo é «permanecer fiel ao conceito praticado em Portugal, localizando as lojas em áreas de grande af luência, próximas de estações, centros comerciais ou centros urbanos».

Com o intuito de garantir que a iS acompanha a internacionalização das lojas iServices, a empresa adoptou uma abordagem abrangente, que «envolve a padronização da experiência do consumidor em todas as localidades, mantendo os níveis consistentes de qualidade e atendimento ao cliente». Além disso, a iServices planeia lançar uma colecção de capas para smartphones com referências locais às diversas regiões em que a loja está localizada. Estas medidas visam garantir que a iS seja uma parte integrante do sucesso da internacionalização da empresa, oferecendo produtos relevantes e uma experiência de qualidade em todo o mundo.

OBJECTIVOS E “BLACK FRIDAY”

À medida que se aproxima a época de compras do fim de ano, a iServices revela alguns planos reservados para as campanhas da Black Friday e do Natal. «Temos várias surpresas planeadas para esta época de consumo. Queremos proporcionar uma experiência diferenciada aos nossos clientes durante a temporada de compras de fim de ano e com uma oferta adequada face aos produtos que foram os nossos best-sellers ao longo do ano», revela. Embora o conteúdo das campanhas seja mantido em sigilo por razões estratégicas, Vânia Guerreiro aconselha os clientes a ficarem atentos aos canais de comunicação, incluindo o website oficial e as redes sociais.

Para o futuro, a iServices mantém o foco na satisfação do cliente e na construção de uma reputação credível. As lojas estão projectadas para proporcionar uma experiência equilibrada aos clientes, com uma exposição sofisticada e uma série de produtos adaptados às últimas novidades e inovações tecnológicas. A empresa também revela alguns planos para a expansão contínua da linha de produtos, onde pretende incorporar inovações tecnológicas e sustentáveis. Além disso, pretende continuar a expandir a sua presença em mercados globais, fortalecendo, em simultâneo, a sua notoriedade.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

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