Innovarisk: Uma década de inovação e excelência

No mundo dos seguros, a Innovarisk atingiu um marco significativo ao celebrar uma década de história, marcada por conquistas notáveis e de sucesso. Gonçalo Baptista, director-geral da Innovarisk, começa por reflectir sobre a jornada da empresa. «Foram muitas conquistas que nos orgulham imenso: multiplicámos o nosso volume de negócios por seis, conseguindo manter um espírito familiar nas relações entre colegas, pusemos a marca no mapa, lançámos plataformas tecnológicas que revolucionam a forma como este tipo de seguros se vende em Portugal, criámos programas de formação gratuitos… São muitas e deixam-nos imensamente satisfeitos. O 10.º aniversário marca, geralmente, os planos de uma ambição e afirmação fortes, e a Innovarisk não é excepção. Ao longo de 10 anos fomos conquistando uma reputação e estrutura que nos permitem pensar em mais altos voos e é precisamente esse o dilema em que agora estamos», afirma.

A Innovarisk nasceu de um MBO do negócio português da Hiscox, seguradora especializada em vários nichos de mercado, sendo também um grande empregador em Portugal, através do seu Shared Services Center, onde trabalham mais de 500 pessoas a apoiar os restantes escritórios da Hiscox espalhados pela Europa. Dos vários marcos, nestes primeiros 10 anos de Innovarisk, há vários a destacar. A primeira mudança de escritório (aproximadamente ao fim de três anos) é um marco importantíssimo, de acordo com Gonçalo Baptista. «Mudámos de um primeiro escritório pequeno para um espaço grande e muito agradável. Foi aquela sensação de passagem de um startup para um projecto mais a sério. Depois, o lançamento dos novos produtos e respectivo alargamento a mais seguradoras foram um sinal da reputação forte que conseguimos conquistar no mercado segurador internacional. É um feito imenso, porque o mundo financeiro internacional tem uma exigência altíssima a todos os níveis. O projecto Innova|GO, há cerca de 5 anos, marcou o início da nossa revolução tecnológica e destaco também alguns teambuildings que projectaram a energia e foco necessários para lançamentos de estratégias de longo prazo.»

INOVAÇÃO E LITERACIA EM SEGUROS

A Innovarisk tem o objectivo de chegar a canais de distribuição alternativos que hoje são pouco explorados pela empresa, tais como a internet ou parcerias. Neste âmbito, poderão surgir parceiros do sector ou mesmo retalhistas que tenham reputação e/ou tecnologia que permitam à Innovarisk chegar a consumidores com outros hábitos de compra que não os canais tradicionais. Gonçalo Baptista acrescenta que «queremos também ser um motor da literacia em seguros e lançaremos diversas iniciativas nessa área, não só para profissionais do sector, mas também para consumidores. Quanto a produtos, temos um misto de abordagem estratégica com pragmatismo. Muito passa por encontrar as pessoas certas e isso nem sempre é possível num negócio de nichos num país pequeno».

A Innovarisk é conhecida pela sua especialização em seguros de nicho, destacando-se em seguros em Arte, Habitação para coleccionadores e Habitação para estrangeiros em Portugal. Destacam-se ainda os seguros de Riscos Profissionais, de que são exemplos a Responsabilidade Civil Profissional, como o Directors&Officers. Com o tempo, a oferta tem vindo a ser alargada aos restantes serviços, comércio e às indústrias, seja na vertente da Responsabilidade Civil (danos que os produtos possam causar aos consumidores por não estarem em conformidade, operações de retiradas de produtos para reparação, entre outros), seja na vertente do património (desde as paredes das próprias fábricas aos stocks e restantes conteúdos). Outros exemplos são seguros para Perda de Licença de profissionais da aviação ou ainda seguros para cancelamento de eventos.

Estas soluções especializadas têm desempenhado um papel fundamental no sucesso da empresa ao longo dos anos. No que concerne às parcerias estratégicas, a Innovarisk procura parceiros com capacidade financeira e uma marca forte, incluindo as seguradoras que têm interesse neste mercado. «Do ponto de vista da distribuição, só pedimos seriedade e espírito de parceria. Se forem especialistas nos nossos nichos, melhor, se não forem, comprometemo-nos a ajudá-los a serem um pouco mais», acrescenta.

Além disso, a empresa tem ampliado a sua presença geográfica em Portugal, com foco em áreas como a Grande Lisboa, Grande Porto e Algarve. «Por vezes aparecem consultores que apostam na diversificação territorial e nós vamos chegando a estes territórios através deles», revela o director-geral da Innovarisk. Já sobre a estratégia para oferecer os serviços a todos os clientes, incluindo aqueles que estão presentes em áreas mais remotas, a empresa tem uma abordagem assente em dois vectores: «Acções de comunicação locais pontuais sobre a nossa oferta; e ferramentas para que estes agentes locais possam aceder aos nossos produtos de forma simplificada. É um modelo que tem tido bastante êxito e, conquistando esses agentes, temos acesso aos seus clientes, que normalmente são das mesmas regiões.»

EXCELÊNCIA E EMPATIA

A Innovarisk diferencia-se da concorrência através do seu compromisso com o serviço de proximidade e empatia com os clientes. Gonçalo Baptista considera que «a empatia é fundamental, porque o cliente não tem conhecimentos de seguros para perceber tudo o que lhes exigimos e escrevemos. É preciso alguma razoabilidade na abordagem para que o processo seja equilibrado entre as duas partes. Vivemos num mundo onde a empatia se vai perdendo e o serviço de proximidade está a ser substituído por tecnologia, mas ambos são necessários e devem coexistir. O fenómeno da pura substituição é negativo para os consumidores ou, pelo menos, para alguns dos consumidores».

A Innovarisk tem uma oferta que contempla as necessidades de praticamente todos os tipos de empresas, «com raríssimas excepções sectoriais». Gonçalo Baptista refere que, «por dimensão, conseguimos fazer o que poucos conseguem em Portugal: tanto conseguimos descomplicar e disponibilizar a um preço baixo soluções para pequenas empresas, como temos know-how e meios para analisar e desenhar as soluções complexas que as grandes empresas necessitam. Nos clientes individuais, dirigimo-nos ao segmento alto, uma vez que o Multirriscos “normal”, na verdade, é um seguro de massas».

À medida que dá início à segunda década de história, a empresa tem metas ousadas, segundo revela o director-geral da Innovarisk. «Queremos ser a referência do mercado de seguros especializados. No dia em que clientes e distribuidores pensem que “têm de ter” os seus seguros na Innovarisk, estaremos muito satisfeitos. Trata-se de uma tarefa hercúlea para uma pequena empresa, porque não basta “ser”: é preciso “parecer”, também, e isso consome imensos recursos. Ser a referência significa isso mesmo: que os clientes ambicionem a ter os nossos seguros por confiarem que assim estão mais bem-aconselhados e protegidos.»

No seu 10.º aniversário, a Innovarisk deixa um agradecimento aos seus clientes pela confiança. «Pomos muito esforço em tudo o que fazemos para honrar essa preferência. Esse é um dos nossos valores», conclui Gonçalo Baptista.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

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