Investimento publicitário global aumentará 8,3% este ano

O investimento publicitário vai aumentar 8,3% este ano, ou cerca de 67,3 mil milhões de dólares, embora desacelere significativamente em 2023, prevê um novo estudo do WARC. Esta subida deve-se sobretudo aos resultados positivos verificados em holdings no primeiro semestre e ao impulso dado por eventos a decorrer na segunda metade do ano, como as eleições intercalares norte-americanas e o Campeonato do Mundo da FIFA Qatar 2022.

Os dados revelam que as holdings publicitárias, responsáveis por algumas das principais marcas do mercado mundial, começaram o ano de forma positiva. Contudo, por outro lado, as pequenas e médias empresas (PME), que compram o espaço publicitário directamente, são as que mais sentem o agravamento das condições económicas.

O WARC salienta ainda que o abrandamento na actividade anunciante das PMEs irá afectar principalmente as empresas relacionadas com as redes sociais, já que o investimento nesta área deverá crescer 11,5% este ano (em comparação com 47,1% em 2021), reduzindo para apenas 5,2% em 2023 (a taxa mais baixa de sempre no sector).

Também a nível geral, e tendo em conta os 18 mercados que o WARC monitoriza, há uma previsão de aumento nos gastos com publicidade ao longo deste ano. Destes, apenas quatro sectores deverão diminuir o investimento em 2023: transporte e turismo (-0,4%), bebidas alcoólicas (-1,1%), serviços financeiros (-4,5%) e automóvel (-12,4%).

«O abrandamento económico retirou perto de 90 mil milhões de dólares das previsões do mercado global de publicidade para o próximo ano. Ainda assim, as marcas continuam a investir à medida que se dá a recuperação da pandemia e que se espera que o comércio mundial publicitário se mantenha perto de chegar ao milhão de milhões em 2025», comenta, em comunicado, James McDonald, director of Data, Intelligence & Forecasting do WARC.

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