Imagem da Copa América tem assinatura portuguesa
A imagem Copa América 2021, a competição da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), foi desenhada pela The Bakers.
A agência portuguesa desenvolveu o logótipo e várias peças de comunicação para a competição: manual de normas, a mascote Pibe e a comunicação nos estádios (bandeiras, coletes, emblemas, telas de centro de estádio, comunicação estática no estádio, túnel de entrada de jogadores, bancos da equipa e palco para o campeão).
O desafio, segundo Afonso Leote do Rego, fundador da agência The Bakers, «foi complexo, pois tinha na sua base algumas premissas imperativas para o desenvolvimento do logótipo, que tinha de ter em destaque uma interpretação criativa da taça, fazer alusão a uma bola de futebol, ambos os países tinham de se rever no logótipo e tinha de incorporar os fãs de alguma maneira.»
O responsável afirma que a mascote foi igualmente desafiante, tendo sido criada de base, desde a ideia do animal, às propostas de nomes, ao desenho da mascote e a passagem para o 3D com animações.
Originalmente desenvolvido para os países Argentina e Colômbia, a mudança de país anfitrião da competição para o Brasil fez com que o logótipo sofresse alterações ao nível do nome das sedes. Em duas semanas, a The Bakers juntou uma equipa sénior que envolveu gestores de projecto, designers, estratega, copy, ilustrador, motion graphic e animador e apresentou várias propostas de logótipos à CONMEBOL.
Afonso Leote do Rego tinha já gerido projectos de rebranding das marcas da Taça Libertadores, Taça Sudamericana, marca CONMEBOL e logótipo da Copa América 2019.