Ibis vai ao Rock in Rio Lisboa para «celebrar a diversidade»

Laura Alves, brand Marketing manager Ibis

Para a Ibis, a música é uma força democrática, que une diferentes tipos de pessoas em torno de um gosto comum. Por isso, este ano a marca hoteleira do grupo Accor decidiu-se associar-se ao Rock in Rio Lisboa, enquanto patrocinadora oficial do espaço Rock Your Street, numa parceria que tem como mote a diversidade, que estará espelhada nas activações da marca.

Além do patrocínio ao Rock in Rio Lisboa 2022, a Ibis tem vindo a posicionar-se de forma consistente no território da música, através do programa Ibis Music, que tem levado concertos e outras iniciativas aos hóspedes dos seus hotéis (e não só). Em entrevista à Marketeer, Laura Alves, brand Marketing manager das marcas Eco e Super-Eco em Portugal e Espanha, explica o que motiva a ligação da marca hoteleira ao Rock in Rio Lisboa à música em geral.

Este ano, a Ibis associa-se ao Rock in Rio Lisboa 2022 através do apoio ao espaço Rock Your Street. O que motivou esta decisão e com que objectivos?

Nesta edição do Rock in Rio Lisboa, a Rock Your Street vai além-fronteiras, sejam elas geográficas, raciais ou geracionais, para celebrar a diversidade. A parceria da Ibis com o Rock in Rio Lisboa 2022, além de elevar ainda mais a nossa paixão pela música, reforça também o nosso compromisso com a pluralidade. Na Ibis, através do programa Ibis Music, vemos a música como uma força poderosa que liga pessoas, ideias e culturas.

Acreditamos que as viagens, a hospitalidade e a música são indissociáveis, pelo poder que têm de conectar e mobilizar as pessoas e de promover uma postura de união, abertura e inclusão. Este ano, celebramos estes valores centrais da Ibis com o Rock in Rio Lisboa, pois são eixos comuns a ambos, promovendo e inspirando a descoberta da diversidade através da música.

Qual a estratégia ao nível de activações?

Ainda não podemos revelar tudo, mas… temos vindo a trabalhar num plano de social media forte e também num evento de warm up num dos nossos hotéis de Lisboa dedicado a alguns convidados especiais que se vai realizar umas horas antes da abertura de portas para que cheguem à Cidade do Rock totalmente preparados para aproveitar o festival ao máximo.

Já durante o festival, para além do apoio oficial ao palco Rock Your Street, criámos vários momentos e dinâmicas que vão marcar a experiência dos festivaleiros, não só porque temos a missão de animar a rua durante os quatro dias com a parede Ibis Music, mas também porque na casa Ibis, que está junto ao palco, vamos lançar um desafio muito divertido a quem participe na Ibis Music Silent Match Party, onde vamos poder materializar a nossa ambição enquanto marca, que é unir as pessoas através da música.

Nos últimos dois anos, devido à pandemia, a ligação das marcas à música e à Cultura, de um modo geral, esteve condicionada. Até por este contexto, torna-se ainda mais especial esta associação ao Rock in Rio?

2022 é, sem dúvida, um ano de retoma para o sector dos concertos e festivais de música e também para nós enquanto sector hoteleiro.

No entanto, mesmo durante estes dois anos nunca deixámos apagar a nossa paixão pela música: seguimos sempre com projectos a nível nacional e internacional, mas, claro, com maior foco no digital.

Promovemos “encontros” inesperados entre artistas emergentes de todo o mundo; lançámos os Ibis Music Gigs at Home; onde a representar Portugal tivemos o left.mp3; criámos depois uma Word Wide Tour onde convidámos também alguns artistas a tocar nos nossos hotéis – no caso de Portugal contamos com a participação do Extrazen, que gravou no nosso mais recente hotel no Porto, o Ibis Porto Centro Mercado do Bolhão.

Por isso, este ano queríamos muito estar presente neste momento tão importante para o sector da música e da hotelaria que é poder voltar a abrir portas sem as restrições do passado. É uma forma de apoiarmos o regresso da energia vibrante dos concertos ao vivo, do calor humano, da alegria do público e do talento dos músicos, de que todos já sentíamos falta de viver de perto.

Além deste patrocínio, a Ibis está associada ao território da música através do programa Ibis Music. Em que consiste este programa e como tem moldado o posicionamento da marca nesta área?

Além de todos os projectos que mencionei anteriormente, que estão dentro do programa Ibis Music, na realidade o Ibis Music é a materialização da nossa assinatura de marca (“We are open”), daquilo que somos enquanto marca, da nossa identidade e de como nos posicionamos no mercado. De portas abertas recebemos a todos da mesma forma, sem barreiras ou preconceitos, tal como acontece com a música.

Criámos listas de reprodução seleccionadas, damos acesso exclusivo a concertos, em parceria com artistas locais e emergentes. Todos os anos, a marca organiza pelo menos um grande concerto num dos seus hotéis em Portugal e em Espanha. No ano passado, por exemplo, organizámos um concerto intimista no hotel Ibis Porto Centro Mercado do Bolhão, com o Agir como convidado, o que resultou num concerto único, transmitido em directo na rádio e nas redes sociais.

Com o programa Ibis Music, damos vida à música em várias vertentes, seja em parceria com festivais, com concertos nos nossos hotéis ou com a campanha “Tour Ibis Music We Are Open”, convidando clientes e amantes da música a assistir online a digressões musicais além-fronteiras.

Que acções no âmbito do programa Ibis Music estão agendadas em Portugal este ano?

Organizámos no final de Maio e no início de Junho o Ibis Music Silent Concert, um concerto diferenciador e que vem reforçar aquilo em que acreditamos: que a música é mesmo para todos.

Fizemos dois concertos, um em Madrid e outro em Lisboa, dedicados a pessoas surdas ou com incapacidade auditiva, em parceria com associações, federações e escolas que todos os dias ajudam pessoas com esta incapacidade a terem maior qualidade de vida. Foi uma experiência imersiva e inclusiva que abraçou a paixão pela música que nos orienta, e a convicção de que estas pessoas também podem viver experiências musicais em igualdade de condições, porque um concerto é muito mais do que o som, é também a sua energia, vibração, espectáculo e diversão.

Lançámos também o desafio aos nossos hotéis para que comecem a realizar e promover de forma regular pequenos concertos ao vivo num espaço que criámos em todos os hotéis da marca, o Ibis Music Corner.

Que retorno é que a ligação à música tem trazido à marca?

Todos os dias, nos nossos hotéis em todo o Mundo, recebemos milhões de pessoas e temos um brand awareness bastante elevado na maioria dos mercados, incluindo em Portugal. No entanto, um dos nossos objectivos é continuar a trabalhar o posicionamento da marca, mostrando a enorme evolução que a Ibis teve nos últimos anos.

Por isso, ao comunicar no território da música queremos promover uma proximidade ainda maior com essas pessoas, sendo que ao mesmo tempo conseguimos chegar a novos públicos. É também uma forma de transformar os nossos hotéis em espaços vibrantes e assim enriquecer a experiência do cliente, até porque sabemos que cada vez mais os clientes procuram por momentos únicos e memoráveis e a música é um excelente veículo para criar essas recordações, sobretudo quando estamos a viajar.

Texto de Daniel Almeida

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