Hama Portugal: 100 anos de história no mundo dos acessórios

A actividade inicial da empresa centrou-se na produção de acessórios para fotografia e gravação, bem como na venda de equipamento de laboratório para fotógrafos. Em 1932, a empresa mudou-se para as suas primeiras instalações independentes mas, com o início da II Guerra Mundial, de um total de 12 trabalhadores da Hamaphot, os cinco mais jovens (incluindo o fundador da empresa) foram recrutados para o serviço militar, em 1940.

Apesar de tudo, a actividade continuou, até que um ataque aéreo em 13 de Fevereiro de 1945, já quase no final do conflito, reduziu a escombros o edifício-sede da empresa.

Costuma-se dizer que por cada porta que se fecha, uma janela se abre. Foi isso que aconteceu quando, no início de Maio de 1945, Martin Hanke foi feito prisioneiro de guerra pelas tropas dos EUA. No final do mesmo mês, seria libertado na cidade bávara de Monheim, que se encontrava na zona de ocupação americana. Reconheceu rapidamente a oportunidade de poder reconstruir a sua vida e conseguiu reunir a sua família, após uma arriscada aventura que trouxe para Monheim a sua mulher e os seus quatro filhos, que estavam na zona de ocupação soviética. Um ano depois, Martin Hanke obteve uma licença comercial que lhe permitiu contratar trabalhadores antes da reforma monetária alemã de 1948.

Nas décadas seguintes, desenvolveu-se a empresa global Hama que, no ano do seu centenário, tem um catálogo de cerca de 18 mil produtos e 2500 empregados em todo o mundo, 1500 dos quais na sua sede, ainda hoje situada em Monheim. A primeira subsidiária surgiu em 1985, em França, e, desde então, a Hama tem-se tornado cada vez mais internacional, com presença directa em 19 países, entre eles Portugal, bem como acordos comerciais com parceiros em todos os continentes.

Entre os milhares de produtos do catálogo Hama, encontramos hoje uma panóplia de acessórios que vão da fotografia à electrónica de consumo, em diversas categorias: Áudio; Telemóveis & Smartphones; TV; Smart Home; Gaming; Computadores & Portáteis; Tablets & eBooks; Fotografia & Vídeo; Casa & Dia-a-Dia; Smartwatches; Desporto; Viagem & Lazer.

Todos os anos, a Hama lança no mercado cerca de 3000 novos produtos – entre acessórios totalmente novos e versões actualizadas e melhoradas de referências existentes. Este ritmo de lançamento contínuo de novos produtos é fruto de uma observação permanente do mercado, da identificação e antecipação de tendências… e de muita atenção aos detalhes!

Apesar de desenhar e conceber muitos dos seus próprios produtos, na maior parte dos casos, a Hama contrata os serviços de unidades de produção no Extremo Oriente, de forma a garantir preços competitivos. Contudo, o controlo de qualidade é sempre uma preocupação. Na sede em Monheim, uma equipa de mais de meia centena de pessoas tem como função principal o controlo de qualidade e a inspecção inicial das amostras de produção, bem como de verificações de conformidade legal.

Nesta parte do processo, é feita a verificação de um grande número de directrizes e normas, de forma a que todos os produtos colocados no mercado estejam de acordo com os mais elevados parâmetros de qualidade – e com as leis europeias.

Na realidade, esta é já a segunda parte de um processo que começa nos parceiros de produção. A Hama tem funcionários em Shenzhen, que realizam os primeiros testes à saída da fábrica, no sentido de verificar a sua conformidade com as regras apertadas estabelecidas pela casa-mãe, em Monheim.

Não admira por isso que, ao longo dos anos, cerca de mil produtos Hama tenham sido premiados por instituições do sector e pela imprensa especializada.

AS MARCAS PARA ALÉM DA HAMA

A presença da Hama no mercado também é feita através de outras marcas próprias, para mercados específicos. É o caso, entre outras, da Xavax (produtos e acessórios para o lar), da uRage (acessórios e periféricos para gaming), da Coocazoo (malas escolares) ou da Avinity (cabos de alta fidelidade e vídeo).

Além disso, a empresa é também distribuidora, em muitos casos de forma exclusiva, de dezenas de marcas de terceiros que em Portugal, por exemplo, incluem marcas como a Sandisk (cartões de memória e armazenamento de dados), a Fresh & Rebel (auscultadores e colunas Bluetooth) e a Rapoo (periféricos para computador), entre outras.

Cumprido o seu primeiro centenário, a Hama está pronta para mais 100 anos de história.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

Artigos relacionados