Há 45 anos vendeu-se a primeira Coca-Cola em Portugal
Com toda a certeza já ouviu a expressão “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, mas sabia que este é, na verdade, o slogan criado por Fernando Pessoa para a chegada da Coca-Cola a Portugal, em 1927? A frase ficou, mas a marca acabou por não se estrear no País nessa altura devido à ditadura. Apenas a 4 de Julho de 1977 é que a bebida gaseificada se estrearia em terras lusas.
Foi num café da Baixa lisboeta que a primeira Coca-Cola foi vendida em Portugal e foi também em 1977 que o primeiro anúncio da marca viu a luz do dia, desta vez com o slogan “Coca-Cola, a Tal”. No ano seguinte, em 1978, era inaugurada a fábrica em Azeitão, sendo a partir daqui que, actualmente, cerca de 90% das bebidas que chegam diariamente a todo o País são produzidas.
A Coca-Cola celebra assim 45 anos em território nacional, acompanhando de perto mudanças políticas, culturais e sociais de Portugal e dos portugueses. A marca tem participado também em momentos de desenvolvimento e grandes eventos como o Campeonato do Mundo de Juniores em 1991, a Expo 98, o Euro 2004 ou a Taça Coca-Cola.
Mais recentemente, em 2019, a Coca-Cola lançou o programa ´Bora Mulheres em Portugal, com o objectivo de promover o empreendedorismo feminino, e o ‘Bora Jovens para apoiar jovens inseridos em contextos mais vulneráveis a integrarem o mercado de trabalho.
Além disso, a marca também desenvolveu o projecto “Plantar Água” com a ANP|WWF que visa o restauro ecológico de várias áreas afectadas pelo incêndio florestal da Catraia em 2012, através da plantação de mais de 50 mil árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares da Serra.
«A Coca-Cola tem procurado ter uma presença responsável e consciente das necessidades e da actualidade do País. Estivemos desde sempre ligados a apoios e projectos de desenvolvimento social e profissional e à protecção do ambiente. Nunca esquecendo a nossa grande missão de refrescar o mundo e fazer a diferença», diz, em comunicado, Ana Claudia Ruiz, directora-geral da Coca-Cola Portugal.