Guess What. Ambição: Ser um hub comunicacional

São três “ades” os valores da Guess What: criatividade, honestidade e proximidade. E envolvem clientes, parceiros, jornalistas e diferentes stakeholders. Ao longo dos anos, esta agência tem procurado desenvolver o negócio sempre a olhar para o futuro, antecipando tendências e dinâmicas de marketing e comunicação. Nessa lógica, tem vindo a lançar, ao longo do tempo, diferentes áreas; em 2012, o departamento de Design em Relações Públicas; em 2014, o de Public Affairs; em 2017, o de Digital Engagement; e em 2018, o de Consumo & Lifestyle.

Em 2010, com apenas dois anos de mercado, a Guess What foi seleccionada pela Global Health Marketing & Communication (GHMC), a maior rede internacional de agências independentes com forte know-how na área da saúde, para ser a sua representante em Portugal.

Em 2018, foi lançado o Coffee-Break, um podcast dedicado aos temas prementes da comunicação e marketing; em 2023, a empresa já conta com cinco prémios de comunicação promovidos por diferentes entidades. Por tudo isto, Jorge Azevedo, Managing partner da Guess What, considera que «claramente somos hoje uma melhor organização do que éramos em 2008, e no futuro acredito que seremos ainda melhores, mais eficazes e disruptivos».

A campanha criada para assinalar os 15 anos da Guess What tem como objectivo vincar o posicionamento assumido “Human Data Creative Thinking”, através do conceito “Para nós 15 anos é uma questão de data”. Jorge Azevedo explica que «por um lado, referimo-nos à data, 15 anos, o lado humano e celebrativo, por outro, abarcamos a data enquanto elemento factual concreto que nos fornece dados para tomar decisões».

O partner da Guess What acrescenta que, «ao fim de 15 anos, só podemos estar orgulhosos do percurso e objectivos definidos e atingidos. Desde 2008 temos um sentido de missão único: promover estratégias de comunicação e resultados de excelência, tendo por base uma matriz de criatividade percepcional totalmente focada nos objectivos dos nossos parceiros e clientes. Mudar o mundo para melhor está presente no nosso ADN».

Quando a Guess What iniciou a sua actividade, estava essencialmente vocacionada para a assessoria de imprensa e gestão da reputação. Estas continuam a ser as áreas com maior volume de facturação da agência (cerca de 45%), mas a agência tem vindo a crescer de forma sustentada em áreas como o Digital e Public Affairs e através de uma estratégia de cross selling.

A Guess What tem vindo a conquistar algumas distinções, como são os casos dos Grandes Prémios da APCE, Prémios Luso e Prémios de Comunicação Meios & Publicidade. Agora, a agência tem um plano de negócios ambicioso para a próxima década, como explica Jorge Azevedo: «Queremos reforçar o nosso posicionamento enquanto agência de comunicação data based, duplicar a facturação e reforçar a nossa equipa de talentos com profissionais de diferentes áreas, que complementem a nossa capacidade criativa e estratégica. Acima de tudo, queremos ser um verdadeiro hub comunicacional, onde os clientes poderão encontrar soluções para todos os desafios na área da comunicação e marketing.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

Artigos relacionados