Guerlain: Transformar aromas em obras de arte

Fundada em 1828, a Guerlain tem vindo a explorar, inovar e aperfeiçoar as suas fragrâncias, cuidados de rosto e maquilhagem, assentes num savoir-faire intemporal, tendo sempre a natureza e a arte como inspiração. Em 194 anos de história, a maison francesa foi responsável por mais de 1100 criações olfactivas exclusivas.

As fragrâncias femininas e masculinas da Guerlain são, assim, o resultado de quase dois séculos de tradição e inovação na arte da alta-perfumaria, reflectindo todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde a abertura da primeira fábrica da marca em Paris, em 1828, até aos dias de hoje. Estas fragrâncias combinam alguns dos ingredientes favoritos da casa francesa, tais como rosa, íris, baunilha, fava tonka, bergamota e jasmim.

A colecção L’Art & La Matière será a que melhor reflecte este posicionamento, combinando as melhores matérias-primas usadas no mundo da perfumaria e elevando cada fragrância ao estatuto de obra de arte. Esta colecção é a “jóia da coroa” da Guerlain e a expressão máxima do seu amor irreprimível pela beleza. Ao todo, é composta por 18 fragrâncias, num frasco personalizável e recarregável nas Boutiques Guerlain, em Portugal, em exclusivo no El Corte Inglés de Lisboa – o Frasco Quadrado, com um formato octogonal e o emblema da casa francesa (a abelha) gravado.

L’Art & La Matière pretende ser a expressão máxima da sensibilidade artística dos perfumistas Guerlain, que têm “carte blanche” para exprimirem a sua visão. No laboratório de fragrâncias, podem escolher os ingredientes necessários para as suas criações, que provêm sempre de variedades excepcionais cultivadas por todo o mundo. «Tal como um pintor diante de uma tela em branco, um escritor a juntar palavras ou um compositor a organizar as notas numa partitura, os perfumistas Guerlain são artistas que criam os seus materiais preciosos para modelar formas a partir de aromas», sublinha a Guerlain.

Lançada, pela primeira vez, em 2005, a colecção L’Art & La Matière é objecto de constante inovação, sendo o perfume Musc Outreblanc o mais recente a integrar a colecção. Trata-se de um perfume que resulta de um acorde de três almíscares brancos e um almíscar vegetal, conhecido como ambreta, um extracto de sementes de hibisco com nuances de pêra e lírio.

Esculpir o almíscar como mármore: foi esta a abordagem criativa seguida por Delphine Jelk, perfumista da Guerlain, para criar uma fragrância em torno do almíscar. Sendo esta uma fragrância inspirada ainda na obra “O Beijo”, de Auguste Rodin, deu o mote para estreitar a relação da Guerlain com o mundo das artes. Nesse sentido, a casa francesa desafiou a escultora parisiense Anne Lopez a criar uma placa exclusiva para o frasco. A artista recorreu a materiais como pó de mármore branco e folha de ouro (de 22 quilates) para criar uma placa, cujo desenho recria uma flor a desabrochar. Ao todo, foram fabricadas 500 placas, feitas de forma artesanal, que podem ser colocadas em qualquer frasco da colecção L’Art & La Matière. «Ao orquestrar este encontro entre a arte da perfumaria e a arte da escultura, a Guerlain afirmou, uma vez mais, o seu compromisso infalível com a criação contemporânea», frisa a marca.


TEMPLOS DA BELEZA

Mais do que a experiência olfactiva, a Guerlain tem vindo a promover uma experiência sensorial completa, através da criação de institutos e spas próprios. Em 1939, criou o Instituto Guerlain, o seu primeiro instituto de beleza, no 1.º andar da sua mítica boutique em Paris (Avenue des Champs-Élysées, 68).

Hoje, são cerca de 40 os institutos e spas espalhados por todo o mundo. Estes espaços carregam a tradição de excelência da marca e ficam localizados em ambientes que são tão exclusivos quanto os tratamentos oferecidos. Desenhados por artistas de renome, são inspirados pela herança cultural local, criando uma atmosfera única.

Quanto aos protocolos de tratamento, resultam da experiência estética única e do savoir-faire da Guerlain, oferecendo aos clientes de todo o mundo uma experiência verdadeiramente excepcional. Já o Instituto Guerlain em Paris oferece um conceito original de tratamentos personalizados, inspirado nas melhores tradições orientais e ocidentais.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Luxo”, publicado na edição de Junho (n.º 311) da Marketeer.

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