Greenvolt: Stop. Rethink your impact.

A sustentabilidade, mais do que uma prioridade urgente, é uma responsabilidade de todos. Para a Greenvolt, empresa de energia 100% renovável, é altura de fazer STOP (Share, Offer, Talk, Protect). Sim, isso mesmo. A Greenvolt quer que pare, que respire fundo e repense o seu impacto sobre questões que já hoje têm um impacto muito material no nosso quotidiano e que comprometem a qualidade de vida das gerações futuras. É tempo de ganhar uma maior consciência do que ainda é possível fazer para inverter o impacto negativo que a sociedade está a gravar no planeta e retribuir com mudanças significativas que podem gerar um impacto positivo e, por conseguinte, criar mudança social, respeitar o ambiente e gerar valor para os stakeholders. Impulsionados pelas energias renováveis, o objectivo é, em conjunto com a comunidade, alcançar maior sustentabilidade, inovação, justiça e independência energética.

O programa STOP representa, assim, a vontade de repensar as iniciativas sociais e ambientais que promovam a neutralidade carbónica e a eficiência energética e, através dele, contribuir para o combate à crise climática, preservando e protegendo não só a biodiversidade e os ecossistemas, mas também os direitos humanos e a inclusão social.

O QUE É O PROGRAMA STOP?

Este programa actua em quatro dimensões sociais e ambientais que irão definir as diversas estratégias e iniciativas rumo a um futuro mais justo, verde e consciente de que não existe um planeta B. Traduzindo a sigla STOP estão as linhas orientadoras deste novo futuro, que não escolhe idiomas e apela a uma vontade conjunta e colaborativa do Grupo Greenvolt em todas as geografias onde opera.

Share (Partilhar), Talk (Falar), Offer (Oferecer) e Protect (Proteger) são as dimensões que regem este programa tão relevante na estratégia de sustentabilidade da Greenvolt. Procuram, acima de tudo, “Partilhar” energia inclusiva e liderar a transição energética, combatendo a pobreza e carência energética a nível nacional; “Falar” às gerações futuras e promover conhecimento para aumentar a literacia energética e ambiental; “Oferecer” igualdade de oportunidades, promovendo uma vida mais justa para todos, assim como “Oferecer” o tempo e energia dos colaboradores, promovendo acções de voluntariado; e, por fim, “Proteger” o ambiente e ser uma referência na luta contra a crise climática.

SHARE: PARTILHAR ENERGIA INCLUSIVA

Através da criação de Comunidades Inclusivas, a Greenvolt quer oferecer vantagens exclusivas às organizações de cariz social e/ /ou ambiental que procuram aumentar o seu impacto positivo na sociedade. Como? Assegurando que as instituições possam gastar menos na electricidade, através do autoconsumo de energia limpa e alocar esse dinheiro à sua acção social, partilhando gratuitamente energia limpa com famílias mais vulneráveis e carência económica, que vivam perto dessas instituições. Uma das primeiras comunidades inclusivas contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e está a decorrer numa creche da Santa Casa da Misericórdia de Cascais. Nesse sentido, a instituição disponibiliza energia a sessenta famílias carenciadas, reduzindo, ao mesmo tempo, em 50% a dependência da creche face à energia do comercializador. Os objectivos estratégicos nesta dimensão passam por liderar a transição energética em Portugal, contribuindo para a luta contra a pobreza energética a nível nacional. A Greenvolt espera, com esta iniciativa, e até 2030, apoiar 250 mil pessoas carenciadas com energia limpa e mais barata. Ainda dentro desta dimensão, o programa “Riqueza Energética”, apresentado em Dezembro, e promovido pela Greenvolt Comunidades, tem como propósito apoiar uma instituição de cariz social na sua transição de fraca eficiência energética para Riqueza Energética. Em Portugal, o sol é uma importante fonte de energia. Por outro lado, números do EDPI (European Domestic Poverty Index) confirmam que somos um dos países com maior nível de pobreza energética da Europa. Por estas razões, a aposta em iniciativas que visem a qualificação energética de instalações e que possam beneficiar pessoas em situações de pobreza energética com energia limpa e mais barata ganham cada vez mais relevância.

TALK: FALAR COM AS GERAÇÕES FUTURAS

Educar e fomentar a literacia energética e ambiental, assim como promover a transferência de conhecimento para as novas gerações, é outra das premissas do programa STOP. Através de iniciativas diversas, a derradeira missão é contribuir activamente para o combate às alterações climáticas e, em última instância, proteger o planeta.

Nesse sentido, serão realizados “Roadshows”, dirigidos a crianças e jovens. Em conjunto com parceiros de referência, a Greenvolt quer organizar workshops em escolas (preferencialmente do primeiro ciclo), para a realização de actividades lúdicas que visam explorar o funcionamento das energias eólica, hídrica e solar, de um ponto de vista científico e de utilização no dia-a-dia.

Até 2030, o objectivo é envolver 1500 crianças e jovens neste tipo de iniciativas de sensibilização, sendo evidente a urgência de chegar às gerações que, a curto e médio prazo, serão os adultos do futuro.

OFFER: IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Do programa STOP também faz parte a vontade e missão de promover uma transição energética de todos para todos. Assim, e para combater as desigualdades sociais e promover a mesmas oportunidades para todos, a Greenvolt aposta em medidas positivas de apoio e aproximação às comunidades locais. A atribuição de bolsas escolares é uma dessas medidas e, até 2030, o objectivo é entregar, pelo menos, 100 bolsas de estudo de mérito a crianças e jovens carenciados, com mérito e desempenho escolar, que pretendem prosseguir os seus sonhos e estudos. Os alunos são seleccionados nas comunidades onde a Greenvolt desenvolve ou pretende desenvolver projectos e a atribuição das primeiras 14 bolsas aconteceu em Dezembro, nos municípios de Águeda, Tábua e Mortágua.

Promovendo laços estreitos com as comunidades, quer, igualmente, criar parcerias com instituições de educação que promovam a atracção de talento feminino para programas alinhados com as energias renováveis.

Na categoria do “Oferecer”, cabe ainda o programa de voluntariado, através do qual são promovidas acções para promover a participação dos colaboradores, nas quais oferecerão sobretudo, o seu tempo. Além de proporcionar vários benefícios para a sociedade, o programa de voluntariado pretende fortalecer o comprometimento dos colaboradores com a empresa e com a sociedade, impactando positivamente as pessoas e desenvolvendo as suas competências e capacidades. Até 2030, a Greenvolt quer desenvolver, pelo menos, duas iniciativas de voluntariado por ano, e implementar duas acções de inclusão social para apoiar pessoas com deficiência. Contando com o apoio dos 450 colaboradores das várias empresas do grupo, em 2022, a Greenvolt Next Portugal contribuiu para a organização e distribuição do Banco Alimentar, a Greenvolt Power reuniu bens essenciais para ajudar a Ucrânia, e o Grupo Greenvolt e a Greenvolt Comunidades apoiaram na preservação do ambiente, removendo espécies evasivas na floresta.

PROTECT: PROTEGER A NATUREZA

A Greenvolt cria valor sustentável a partir do sol, do vento e das florestas, beneficiando a sociedade, os accionistas e os colaboradores, e, nesse sentido, desenvolve uma estratégia global nature positive. Para isso, alguns dos objectivos até 2030 passam pela colaboração anual em projectos para a gestão, conservação e preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, que podem contribuir para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Neste contexto de parcerias para a transição energética, o Grupo Greenvolt é uma das 42 empresas signatárias do #act4natureportugal, uma iniciativa do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. Criada em 2020, esta iniciativa pretende incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade, ajudando a inverter a sua perda até 2030.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

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