Google compra patentes da IBM para se proteger da Apple
A Google quer proteger o seu sistema operativo Android dos ataques da concorrência, com especial destaque para a Apple, que levou aos tribunais uma batalha contra a Samsung e a HTC, cujos dispositivos móveis recorrem ao software da gigante tecnológica. Nesse sentido, a Google comprou 1.023 patentes da IBM, para fazer frente aos litígios por violação de patentes, avança o Cinco Días.
Desconhece-se, ainda, o valor alocado pela Google a esta operação, que inclui desde patentes de servidores e hardware de escritórios a segurança informática, design de circuitos e autenticação de utilizadores, revela a Europa Press em informações publicadas pelo económico espanhol.
A Google obterá outras 17 mil patentes, fruto da aquisição, em Agosto, da Motorola Mobility, por mais de 8.7 milhões de euros.
A tecnológica está consciente de que este é um esforço necessário para não ver prejudicadas as suas relações com a Samsung e a HTC que, pressionadas nos tribunais, estão a procurar refugiar-se noutros sistemas operativos. Recorde-se que a companhia sul coreana começou a impulsionar o seu próprio sistema operativo, o Bada, e que a tailandesa já manifestou a intenção de comprar um outro. O que poderia prejudicar a Google, que tem estas empresas como dois dos seus principais sócios no negócio móvel.
A Google não é a única empresa que está a procurar a defesa em patentes. Em Julho, a Apple, a Microsoft e a RIM adquiriram mais de 6 mil patentes à Nortel – que declarou falência no início de 2009 -, por 3.240 milhões de euros