Girlbosses Hub: «No mercado digital somos nós que criamos as nossas oportunidades»

Um trabalho de escritório de segunda a sexta, das 9h às 19h, para o resto da vida não é necessariamente aquilo que todos imaginam para as suas carreiras, mesmo que se goste daquilo que se faz. Foi precisamente isso que Joana Sá concluiu após seis anos a trabalhar em agências de comunicação, levando-a a criar o seu próprio negócio – o Girlbosses Hub.

Esta academia de empreendedorismo digital tem como grande objectivo dar a mulheres de todo o mundo as ferramentas necessárias para que também elas possam dar corpo e forma às suas próprias ideias empresariais. No espaço de três anos, o Girlbosses Hub já ajudou mais de 1100 alunas a fundarem a sua marca, assim como a alavancar uma ideia já existente, mas à qual faltava dar um salto.

Tudo isto começou em 2019, quando Joana Sá criou uma página no Instagram denominada “Girlbosses Portugal” onde partilhava a sua jornada como empreendedora e estratégia digital e mostrava os bastidores do seu negócio. «A comunidade cresceu e comecei a receber muitos pedidos de ajuda, não só de Portugal, mas de todo o mundo e assim nasceu o Girlbosses Hub – Escola da Liberdade Digital, hospedado na plataforma da Hotmart», revela a empresária, em entrevista à Marketeer.

Agora, Joana Sá, que nunca imaginou que o futuro profissional passasse pela educação online, encontrou na sua empresa «a única opção para ter aquilo a que [chama] de liberdade digital: liberdade geográfica, liberdade de horários, liberdade financeira e liberdade criativa». Além disso, tem conseguido contribuir para mudar a ideia presente na sociedade de que um empreendedor confiante e bem-sucedido tem necessariamente de ser um homem.

«O cenário está a mudar, mas ainda lentamente e, na minha visão, são as próprias mulheres que precisam de se sentir mais capazes de criar e gerir negócios, porque no mercado digital, ao contrário do mercado de trabalho, não existe nenhum recrutador que as impeça de ter as mesmas oportunidades que um homem. No mercado digital somos nós que criamos as nossas oportunidades, independentemente da idade, de sermos ou não mães, da orientação sexual, da etnia.»

Apesar do sucesso da sua plataforma, um dos principais desafios que a fundadora do Girlbosses Hub –mas também estratega digital, mentora e professora – enfrenta é o medo e a crença associados ao empreendedorismo, «muitos deles porque as pessoas só conhecem o modelo tradicional de negócio», ou seja, físico, que requer investimentos elevados, grande risco, fornecedores, aluguer de espaço, equipa, materiais, stock, entre outros. «Isso não acontece com um negócio online de marca pessoal», garante Joana Sá.

Acreditando que a autenticidade é aquilo que faz uma marca pessoal «forte e preciosa», a autora do workbook “Sonho, Planeio, Concretizo” revela à Marketeer que o projecto da escola digital continua a ser um dos focos para o futuro próximo, embora tenha prevista também uma contribuição para a mudança da educação online em Portugal. Além disso, e já que «juntos [podem] fazer ainda mais diferença», Joana Sá planeia criar uma cultura de colaboração entre vários especialistas.

«A internet possibilita-nos ser realmente livres. E, afinal, é isso que a maior parte das pessoas deseja. Contudo, nem todas estão dispostas a fazer o que é necessário para a ter. É aí que entra a importância do mindset certo que eu também cultivo.»

Texto de Beatriz Caetano

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