Geração Z passa mais tempo a jogar do que a explorar as redes sociais

Quais são as principais actividades levadas a cabo pela Geração Z quando se encontram em frente a um ecrã? De acordo com dados da Newzoo, 25% do tempo de lazer é dedicado a videojogos, que conseguem mesmo ultrapassar as redes sociais (18%) e o streaming de filmes e séries (17%). Ver televisão linear (15%), ouvir música (14%) e ler (11%) também fazem parte da lista.

Segundo o WARC, o mundo do gaming tem vindo a ganhar popularidade entre uma variedade de audiências ao longo dos últimos meses, como consequência da pandemia de Covid-19. Por isso mesmo, será importante que as marcas estejam atentas e que pensem numa forma de acompanhar os seus públicos neste novo meio.

De acordo com a análise da Newzoo, elaborada a nível global, os videojogos são também a actividade de lazer predominante junto dos Millennials quando falamos de ecrãs: 21% do tempo desta geração é passado a jogar. Seguem-se o streaming de filmes e séries (19%), as redes sociais (18%), a televisão tradicional (17%), ouvir música (14%) e ler (11%).

Na Geração X, a tendência já começa a mudar. Neste caso, ver televisão tradicional é a actividade que ocupa mais tempo (24%), mas os videojogos surgem logo depois (18%), a par do streaming de filmes e séries (18%). A lista conta ainda com ouvir música (15%), usar as redes sociais (14%) e ler (12%).

Quanto aos Baby Boomers, a televisão também leva a taça, neste caso por larga margem: 35%. É a única geração em que os videojogos não ocupam um lugar de destaque (10%). As pessoas desta geração preferem ler (18%) ou explorar as redes sociais (14%), por exemplo.

Artigos relacionados