“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Sandra Dias

É difícil sobressair por entre dezenas de currículos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Sandra Dias (motion designer) é a mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual é a melhor coisa que já fizeste?

Considero que todos os projectos expostos no meu website são os melhores que fiz. Destaco em especial o projecto que desenvolvi em Londres para a empresa Avery Dennison RBIS pelo processo de trabalho e pelos resultados satisfatórios que produziu.

Para este projecto foram dadas pelo cliente algumas directrizes do que se pretendia produzir: um video que divulgasse os serviços dos laboratórios de design RBIS da empresa. Com uma linguagem gráfica elegante e cuja mensagem fosse facilmente entendida em diferentes contextos culturais. O destino final seria a sua visualização nas fábricas Avery Dennison pelo mundo.

O conceito criativo que desenvolvi para este briefing foi uma linguagem gráfica de tipografia kinetica respeitando as guidelines da marca utilizando a tipografia e formas geométricas para comunicar a mensagem de uma forma sofisticada e eficaz. Neste projecto, além do conceito e animação, fui também responsável pela sonoplastia.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

No próximo projecto gostava continuar a trabalhar com clientes que confiem na minha experiência criativa e capacidade para comunicar de uma forma clara e eficaz os objectivos da marca.

Porque é que te devem contratar?

Ao contratarem o meu trabalho como motion designer garanto a cada novo cliente uma resposta direccionada para a especificidade da marca, procurando sempre distingui-la da concorrência através de uma comunicação visual arrojada e contemporânea. Para a sua execução trago experiência adquirida em diversos ambientes nacionais e internacionais, dinamismo e constante pesquisa de novas tendências. Também procuro dar a cada novo projecto um forte sentido de responsabilidade e cumprimento de prazos.

Como vês a situação actual?

Considero esta pandemia uma situação surreal. Apesar de trágica, vejo-a como uma oportunidade para repensarmos o modo como estamos a usar os recursos do planeta e procurarmos soluções mais sustentáveis. Com o uso dos recursos tecnológicos que temos ao nosso dispor poderá ser agora o momento ideal para simplificar e tornar mais eficazes processos de trabalho.

Desde quando és freelancer e porquê essa decisão?

Sou freelancer desde 2016 essencialmente no mercado inglês e pretendo alargar agora os meus serviços a marcas e clientes portugueses. Optei por ser freelancer por me permitir um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Quais as vantagens e desvantagens de ser freelancer?

Vantagens: ser freelancer tem-me dado a oportunidade de desenvolver uma grande variedade de projectos em ambientes de trabalho muito diversificados. Tem-me permitido ter tempo para trabalhar em projectos pessoais e experimentar novas técnicas e software. Desvantagens: o risco financeiro que a opção de ser freelancer acarreta.

Para conhecer melhor Sandra Dias/bsidemotion:

Artigos relacionados