“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Mário Félix

É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Mário Félix (designer) é o mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual é a melhor coisa que já fizeste?

Poderia referir muitos trabalhos que me orgulho de ter efectuado (rebranding da Dr.Bayard, branding da Football By Carlos Queiróz em parceria com Manchester United, etc). Mas a decoração do átrio de entrada e a exposição de Tochas Olímpicas no COP – Comité Olímpico de Portugal foi e será um dos mais emblemáticos no meu portefólio.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

Todo e qualquer que me traga novos desafios e que no fim satisfaça o cliente.

Porque é que te devem contratar?

Experiência, versatilidade e profissionalismo nos diversos campos do design.

Como vês a situação actual que vivemos?

Estamos a viver uma situação totalmente atípica em todas as áreas. Quando, nas empresas, a situação é de grande incerteza, nós os freelancers somos dos primeiros a ser atingidos. Projectos cancelados ou adiados. Adiamento nos pagamentos, etc.

Mas, normalmente, nestas situações aparecem novas possibilidades e oportunidades. Só é preciso estar atento e manter o espírito criativo.

Desde quando és freelancer e porquê essa decisão?

Sou freelancer desde 1996. Após ter feito um trajecto ascendente por diversos ateliês e agência de publicidade, surgiu essa possibilidade e achei que era a altura certa para experimentar. Tinha contactos, tinha potenciais clientes e, acima de tudo, um conhecimento alargado desde a concepção até à produção. Gosto de ser freelancer, pois consigo uma maior aproximação com as realidades e necessidades dos clientes/parceiros de negócio e, assim, atingir de uma forma mais directa os objectivos propostos.

Quais as vantagens e desvantagens de ser freelancer?

Vantagens:
– A importância do contacto directo com o cliente
– Autonomia dos processos criativos e conceptuais
– Liberdade nas rotinas de espaço e tempo

Desvantagens:
– A insegurança de não haver trabalho e a ansiedade que isso traz
– A oscilação no rendimento disponível
– A concorrência desleal

Artigos relacionados