“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Cláudia Mariz
É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.
Cláudia Mariz (designer) é a mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.
Qual é o trabalho de que mais te orgulhas?
É difícil nomear só um porque assim que um projecto é concretizado, publicado, impresso ou aplicado sinto sempre um enorme orgulho e um sentimento de missão cumprida. Na verdade, é este sentimento que me faz continuar na área da comunicação. Ver o resultado que os meus trabalhos têm na vida das pessoas, directa ou indirectamente, é extremamente compensador.
Qual é o projecto que queres fazer a seguir?
O primeiro que me propuserem. Todos os projectos a que me dedico são únicos e especiais, levam-me sempre mais além e ensinam-me novas perspectivas e novas maneiras de chegar a uma solução.
Porque é que te devem contratar?
Sou apaixonada pelo que faço e abraço cada projecto como sendo único e dedico-me totalmente para corresponder às expectativas e aos objectivos. É um bichinho que rói cá dentro e nos leva a sorrir quando concluímos um projecto.
Como vês a situação actual?
É certo que esta pandemia veio mexer com uma série de questões pessoais e profissionais. Vimo-nos obrigados a adaptar a nossa vida a uma nova filosofia e a lutar mais por aquilo em que acreditamos e que desejamos. A valorizar situações às quais nos tínhamos acomodado e por isso banalizado.
Desde quando és freelancer e porquê essa decisão?
Na minha profissão como designer gráfico acabamos por ter sempre um trabalhinho paralelo ao profissional, ao trabalho com contrato. Mas a decisão de ser freelancer a tempo inteiro não veio de forma voluntária. Por um percalço da vida perdi a minha posição numa agência de comunicação e vi-me obrigada a continuar a procurar trabalho de forma independente. As oportunidades foram surgindo e consegui manter-me como freelancer. Estou há dois anos como freelancer e até à data desta pandemia estava tudo a correr bem.
Quais as vantagens e desvantagens de ser freelancer?
Ser freelancer tem grandes vantagens: os trabalhos são muito mais diversificados, aprende-se imenso, conhece-se pessoas muito interessantes que te apoiam e ajudam a crescer ainda mais e para quem gosta de desafios é a posição certa. É-se desafiado todos os dias a provar que valemos a confiança e a oportunidade.
A grande desvantagem é as contratações e os trabalhos não serem certos. Não temos aquela segurança do ordenado ao fim do mês, as férias marcadas (porque geralmente o maior fluxo de trabalho é quando os outros estão de férias) e termos de nos adaptar sempre a novos métodos de trabalho (pode ser bom mas também é muito desgastante a nível emocional).
Para conhecer melhor Cláudia Mariz: