Francisco Morgado Véstia: de country manager a cargo internacional na Samy Alliance

Francisco Morgado Véstia desempenhou funções enquanto country manager da SamyRoad durante seis anos, transitando depois para a Samy Alliance com o mesmo cargo. Anos mais tarde, a mudança segue-se uma de maior envergadura, mas que o continuará a ver atrás da bandeira Samy.

O profissional assume agora uma posição internacional na Samy Alliance, enquanto global lead de Innovation & Integration, ficando responsável pela co-liderança do Culture Committee e pela task force de AI que está a ser criada internamente. Além disso, Francisco Morgado Véstia terá também sob sua alçada os Innovation Samy Awards (uma iniciativa interna que estimula a inovação e empreendorismo entre os colaboradores) e a equipa de Marketing global.

Em entrevista à Marketeer, o novo líder revela os desafios que terá de enfrentar e como os vai encarar.

Após alguns anos como country manager da empresa, assume agora um cargo internacional na Samy Alliance. Como encara este desafio?

Principalmente com algum receio.

Sempre tentei ter uma relação saudável com o meu “imposter syndrome”, uma forma latente de me manter sempre à prova. Mas neste novo cargo sinto que tenho novamente de provar o meu valor, sendo que o maior crítico e o que mais dúvidas tem sobre a minha capacidade sou eu mesmo.

Mas encaro-o também com um enorme sentido de agradecimento pela equipa que me fez chegar até aqui. Todos. Os que agora integram a Samy Portugal, e todos os que por cá passaram. Foi a sua dedicação e esforço que fez o meu caminho nestes sete anos e qualquer coisa tão mais fácil.

No que vão consistir as novas responsabilidades? Como diferem daquelas que tem desempenhado até agora?

Logo à partida é um cargo global. Obriga-me a uma interacção e integração com todos os country managers e directores de agências de todos os países em que a Samy Alliance está hoje presente.

Acrescenta a isso que é um papel que assenta bastante na minha experiência como membro da vaga inicial de fundadores Samy. Com a integração de novas agências, agora com mais de 400 colaboradores no mundo inteiro, há um desafio enorme de integração cultural, mas também de oportunidade de criação dessa mesma cultura que reconhecemos como “ser Samy”.

Depois há a questão da inovação. Como podemos capitalizar neste enorme potencial humano que agora integra a Samy Alliance, para garantir e alicerçar o nosso poder de inovar e de trazer essa inovação de forma visível e palpável para o nosso trabalho e a nossa colaboração com clientes e parceiros?

A Inteligência Artificial será parte integrante das novas tarefas. Como irá abordar esta solução tecnológica nos objectivos a alcançar daqui em diante?

É o maior dos desafios.

O papel que as soluções de inteligência artificial generativa vão desempenhar a curto prazo na transformação do tecido e formato da criatividade e estratégia de marketing será não apenas de disrupção, mas de possível extinção de modelos de trabalho por inteiro.

Vamos abordar este desafio sob três directivas distintas:

Uma mais imediata que compete identificar dentro dos workflows já existentes, que soluções ready-made no mercado podem já ser testadas e utilizadas no dia-a-dia para integração imediata no nosso dia-a-dia. Isto é algo que tem de acontecer de forma muito rápida, antes mesmo do final do terceiro quarter.

Ainda dentro desta directiva, há capacitação total e vertical de toda a Samy Alliance em compreensão analítica, prática e transformativa de modelos de inteligência artificial generativa, que implicará formação transdisciplinar aplicada a todos.

Depois, numa directiva distinta, implica estar o mais próximo possível do tecido corporativo que está a desenvolver estas ferramentas e a criar soluções e negócios aplicados sobre as mesmas, numa perspectiva de futuras integrações e aquisições.

Numa última directiva, está a nossa própria capacidade de desenvolver in-house as nossas próprias soluções e modelos de inteligência artificial e machine learning (como já o fizemos para a nossa ferramenta proprietária, o Shinebuzz) que sejam operacionalmente úteis para o nosso modelo de trabalho e que tenham resultado prático na nossa eficiência e capacidade de entrega.

O que representa esta reestruturação na liderança para a Samy Alliance?

Para a Samy Alliance em Portugal é um passo importantíssimo. Estou completamente confiante que 2023 terminará como o melhor ano de sempre da Samy em Portugal e que a equipa trará um crescimento sem precedentes para a operação nacional.

Quanto ao cargo que agora ocupo, dificulta-me sempre a posição de ter de falar em nome próprio, obviamente. Mas é notória a aposta da Samy Alliance em qualificar e salientar a importância fulcral que uma cultura assente em inovação e integração pode trazer a nível de crescimento para todas as agências no grupo. Espero estar à altura da responsabilidade que isso acarreta.

Texto de Beatriz Caetano

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