Franchising: Prestígio da marca é o factor mais determinante

187095476_2O factor mais importante na altura da escolha de uma marca de franchising é, para 67,7% dos investidores, o prestígio da marca, aponta um estudo do GEMEO/IPAM.

O estudo, encomendado pelo Instituto de Informação em Franchising, conclui que cerca de 84% dos franchisados portugueses estão satisfeitos com o seu negócio e que o factor com melhor avaliação de satisfação é o apoio do franchisador na montagem do negócio (3,88 pontos, numa escala de 1 a 5). Por outro lado, o factor com menor classificação é o apoio na gestão do dia-a-dia do estabelecimento (3,35).

O prestígio da marca volta a ser apontado como o principal factor para o sucesso do negócio, colhendo as respostas de 48,8% dos inquiridos, seguido da qualidade dos produtos ou serviços (28,5%), do apoio ao franchisador (21%) e da dedicação ao franchisado (16,7%).

No que diz respeito aos principais problemas sentidos pelos investidores, a falta de apoio ao franchisador encabeça a lista, com 23,7% das respostas, seguida da falta de clientes (18,7%), das altas taxas (13,2%) e da má localização das unidades (8,3%).

O estudo revela ainda que 83,9% dos empresários se dedica a tempo inteiro à gestão do negócio e que os serviços são o sector mais representado no franchising em Portugal, absorvendo cerca de 60% dos negócios, seguidos do comércio (31%) e da restauração (9%). Em 1999, data em que tinha sido realizado o último estudo deste género, o comércio representava 28% e os serviços apenas 16%.

“Os franchisados portugueses estão mais satisfeitos com o seu negócio e mais focados na gestão a tempo inteiro. O prestígio da marca é o factor decisivo na escolha da rede, mas o apoio da marca e a qualidade dos produtos e serviços também pesa nos factores de sucesso do negócio”, sublinha o estudo do GEMEO/IPAM.

O estudo resulta de 600 entrevistas telefónicas assistidas por computador, utilizando um questionário semi-estruturado, realizadas entre 4 e 20 de Junho de 2013.

 

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