Levar o humor e a boa disposição para dentro das empresas é uma das missões da Bang Produções. A produtora especializada em comédia promove acções de team building, espectáculos de comédia e humor à medida, assim como formações (masterclasses, workshops e imersões) baseadas em ferramentas como o humor, storytelling e improviso.
NOS, Auchan, Allianz, Bene Farmacêutica, Repsol, Sumol+Compal, Prosegur, MultiOpticas e DHL são algumas das empresas que já recorreram aos serviços da Bang Produções para porem as suas equipas a rir. A Bang Produções foi criada por Paulo Oliveira, um ex-militar e guionista que trabalhou em 2003 no programa de TV “Cabaret da Coxa”, apresentado por Rui Unas, e a partir daí dedicou-se ao stand up-comedy. Em 2008, haveria de fundar a empresa, que iniciou a sua actividade pela área da formação em stand-up comedy, num curso que formou mais de 1000 alunos até hoje.
Em 2010, o foco da Bang Produções passou a ser o universo corporativo, desenvolvendo palestras, workshops, sessões de team building e bootcamps direccionados para empresas das mais variadas tipologias, desde PME a multinacionais. «Detectámos que estas ferramentas são especialmente úteis a nível corporativo em três áreas-chave: liderança, vendas e gestão de pessoas. Desde então, desenvolvemos vários projectos neste campo», explana Paulo Oliveira. «O humor é um superpoder que, quando usado habilmente na comunicação, consegue alterar a forma como os outros percebem o mundo. Além de entreter, quebra resistências, aproxima pessoas e facilita diálogos difíceis. Por isso, o posicionamento da Bang neste território foi tão claro para nós», acrescenta.
Os projectos são personalizados à medida dos clientes, sendo feito um estudo da empresa e do seu momento, as “dores” e objectivos futuros, organização interna, pontos de tensão, história e cultura. «Além disso, aplicamos um questionário de diagnóstico aos colaboradores, que fornece às lideranças um raio-X emocional e relacional da equipa. Isto porque acreditamos que a felicidade, bem-estar e motivação no trabalho não se decretam – praticam-se. E com lideranças bem informadas, capacitadas, alinhadas com a missão e os valores da organização, o resto da empresa tende a acompanhar», refere o fundador. Nos últimos anos, a Bang Produções colaborou na implementação de departamentos de felicidade em várias empresas.
EVENTOS BEM-HUMORADOS
Além da área corporate, a empresa dedica-se à promoção de espectáculos e produção audiovisual. Nesta última, produz vídeos institucionais, faz produções televisivas, cobertura de eventos, criação de conteúdos corporativos com recurso a storytelling e conteúdos personalizados, mas também campanhas publicitárias, tendo colaborado com marcas como a Knorr ou a marca de detergentes Surf. Mas será que por ser uma produtora dedicada ao humor beneficia de uma maior liberdade criativa? «A nossa liberdade criativa anda sempre de mãos dadas com os objectivos dos clientes. Há sempre mais do que um caminho possível e o nosso trabalho é encontrar aquele que melhor serve a marca e a audiência, sem nunca perder o alinhamento estratégico e o bom senso. Mas sim, sentimos cada vez mais abertura dos nossos clientes para arriscar um pouco mais a nível de liberdade criativa», refere Paulo Oliveira.
«Procuramos apresentar o humor como ferramenta estratégica e não só como entretenimento. A nossa contribuição passa por criar formatos que sirvam os artistas e os objectivos de comunicação das marcas – com criatividade, responsabilidade e impacto emocional», reforça. Já na área dos eventos, promove o Porto Comedy Night, um projecto de stand-up comedy a decorrer até ao final do ano no Teatro Sá da Bandeira, que visa dar palco a novos talentos do humor, por enquanto na região Norte. «O Porto Comedy Night destaca-se por ir além de simples noite de comédia.
O objectivo é envolver activamente a plateia, transformando o espectáculo numa experiência descontraída, como uma noite entre amigos. Queremos que o público saia num estado emocional mais positivo do que quando entrou», explica Paulo Oliveira. Agora, a ambição passa por «expandir este conceito para outras regiões do País, promovendo sempre os talentos locais». A decorrer pelo segundo ano consecutivo, o Porto Comedy Night ainda não tem o apoio de patrocinadores, mas o fundador da Bang Produções revela que estão em «diálogo com diversas marcas interessadas em associar-se» ao projecto.
“O Último a Rir”, concurso de stand-up comedy que revela novos valores do humor em Portugal; o “Marias Cheias de Graça”, projecto de stand-up comedy 100% no feminino; “Amor Simplex”, solo de comédia com o especialista em relacionamentos Eduardo Torgal; e o “LOL & POP”, espectáculo que mistura comédia e música são outros dos projectos da Bang Produções














