Fazer pagamentos através do carro? Já não é coisa do futuro
A partir da Primavera do próximo ano, os clientes da Mercedes-Benz na Alemanha e no Reino Unido vão poder pagar por bens e serviços usando as suas impressões digitais no carro, através de um sistema tecnológico desenvolvido pela Visa.
Com esta inovação, o próprio veículo vai tornar-se um dispositivo de pagamento, habilitado biometricamente, deixando a necessidade de passwords e autenticação a partir de dispositivos móveis no passado.
Desenhada pela Visa e a Daimler Mobility, empresa especializada em soluções financeiras, esta alternativa para pagamentos estará disponível nos restantes mercados europeus nos meses seguintes ao seu lançamento.
«Não há nada mais conveniente do que autorizar um pagamento com a sua impressão digital. Uma experiência de luxo para o cliente tem obviamente em conta a segurança e nós garantimo-la através do pagamento in-car integrado. Oferecemos segurança aos nossos clientes não só quando conduzem, mas também quando fazem pagamentos», refere Franz Reiner, CEO da Daimler Mobility, em comunicado.
A tecnologia que suporta o comércio digital in-car intitula-se Visa Cloud Token Framework e funciona com base na cloud, protegendo e removendo informações de pagamento sensíveis, convertendo os dados em tokens e armazenando-os de forma segura. Os Visa Cloud Tokens também permitem emparelhar vários dispositivos dentro e fora do veículo, integrando-os directamente com as informações bancárias do cliente. Desta forma, deixa de ser necessário inserir os números do cartão bancário para concluir uma compra.
A ambição da Daimler e da Visa é permitir que os utilizadores possam comprar exactamente os mesmos bens e serviços, sem complicações associadas através do automóvel, ao mesmo tempo que aumentam a escolha e a qualidade das experiências disponíveis.