Exposição “Ruralidades” de Jorge Bacelar conta histórias de um mundo para lá da cidade

“Ruralidades” é o nome da exposição fotográfica de Jorge Bacelar, patente nos corredores de dois pisos do Ateneu Comercial do Porto, que conta 40 histórias de um “mundo rural dentro de portas que muita gente desconhece”.

As imagens captadas pelo fotógrafo, algumas com dois metros, revelam o “interior das casas e currais”, as “histórias de vidas de trabalho sofridas, mas ricas e plenas de dignidade e identidade”. É por esta razão, explica a organização, que Jorge Bacelar traz, sempre que possível, “os protagonistas dos seus olhares campestres para as exposições, do norte ao sul do País” sem colocar legendas nas fotografias para que elas “falem por si”.

Esta exposição marca o primeiro passo da reabertura do Ateneu Comercial do Porto conferindo-lhe uma «nova vida», como atesta Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal. «O Ateneu atravessa gerações e todos nós temos muitas recordações da instituição», cujo futuro, sublinha, «passa pela reabilitação, para dar ainda mais expressão ao importante contributo para a oferta cultural da cidade e da região».

Com a chancela da Eventline e o patrocínio da Whatsupintown (aplicação portuguesa dedicada aos eventos), a exposição “Ruralidades” mantém-se no cartaz do Ateneu Comercial até 28 de Fevereiro e pode ser gratuitamente visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h.

Artigos relacionados