Exportações de vinho portugueses aumentam 2,48%. Valor ultrapassou os 212 milhões de euros

As exportações de vinhos portugueses cresceram 2,48% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021, revelam dados da ViniPortugal – Associação Interprofissional do Vinho.

Além disso, o preço médio das exportações aumentou 4,07%, tendo ultrapassado os 212 milhões de euros. Destacam-se no aumento das exportações os mercados do Canadá (+32,02%), Angola (+46,27%) e Suíça (+11,71%).

Por outro lado, as exportações com destino ao mercado comunitário registaram uma quebra em volume (-4,80%) e em valor (-3%), ainda que se tenha verificado um aumento do preço médio (+1,89%).

Relativamente a países terceiros, as exportações aumentaram 1,39% em volume, 7,64% em valor e 6,17% em preço médio, em comparação com o mesmo período de 2021. De forma geral, França, EUA, Canadá, Brasil e Reino Unido foram os mercados que mais se destacaram neste período.

«Portugal prossegue nos mercados externos a apresentar vinhos de qualidade, facto que nos tem permitido aumentar o preço médio, tendo o primeiro trimestre crescido 4,07% em preço médio. Na linha da nossa estratégia de aumento de valor, é com satisfação que vemos estes resultados do 1.º trimestre de 2022, mas, sobretudo, é incrível observar a resiliência do sector, a excelência da produção nacional, que inova ano após ano e demonstra, uma vez mais, a sua determinação em vender bom vinho nacional além-fronteiras», afirma, em comunicado, o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

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