Eurobest mantém-se em Lisboa para celebrar 25º aniversário

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde se encontra sediada a Câmara Municipal de Lisboa (CML), foi o cenário escolhido para a apresentação do programa do Eurobest 2012, o maior festival europeu de criatividade e da indústria europeia de publicidade e comunicação.

O certame, que assinala este ano o seu 25º aniversário, realizar-se-á em Lisboa pela segunda vez consecutiva entre 28 e 30 de Novembro, no Cinema São Jorge. Esta é, aliás, a primeira vez que o Eurobest se realiza na mesma cidade por dois anos consecutivos, depois de ter passado por territórios como Amesterdão, Estocolmo e Hamburgo. De referir que, para o ano, o certame se deverá realizar novamente na capital portuguesa, reforçando a parceria entre o Eurobest e a CML.

Os prémios Eurobest vão, mais uma vez, distinguir a criatividade em 14 sectores de comunicação. São eles PR, Film, Outdoor, Print, Promo & Activation, Direct, Media, Mobile, Interactive, Design, Craft, Integrated e Radio. Este ano, entre as novidades está a categoria Branded Content & Entertainment, que pretende galardoar a criação ou a integração de conteúdos originais de uma marca, o prémio de Agência Independente do Ano, o prémio Golden Palm, entregue à empresa de produção mais premiada nas categorias de Film e Film Craft, e a Academia Eurobest Young Suits, que pretende oferecer a profissionais com menos de 30 anos “uma perspectiva única da criatividade na comunicação”, informa a organização.

Novidade no ano em que o Eurobest celebra as suas bodas de prata é também a inclusão no certame da categoria Anunciante do Ano. O prémio, que se destina a anunciantes europeus que se destacaram por “inspirarem um marketing inovador nos seus produtos e por assumirem uma atitude de incentivo ao trabalho criativo junto das suas agências”, como explica a organização do evento em comunicado, será entregue à Volkswagen na cerimónia dos Eurobest Awards, marcada para o dia 30 de Novembro. Ao longo da história do Eurobest, a fabricante automóvel alemã foi homenageada 130 vezes, tendo os seus anúncios ganho prémios em diversas categorias, num reconhecimento do trabalho de agências de vários países europeus.

Mas o Eurobest é mais do que prémios e, ao longo dos três dias do festival, os delegados de agências e marcas europeias poderão ter acesso a um programa de seminários e workshops, onde serão abordados temas de relevo para a indústria da publicidade e da comunicação criativa. Martin Green, mestre de cerimónios nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Johnny Spindler, director de inovação AMV BBDO, Olivier Altman, director criativo da Publicis francesa, Gustavo Martinez, presidente da McCann Worldgroup para a Europa e Robert Senior, CEO da Saatchi & Saatchi EMEA e do Grupo Saatchi & Saatchi Fallon, serão alguns dos oradores na série de seminários e workshops do Eurobest.

E se em 2011 o Eurobest recebeu mais de 1500 representantes de 36 países, este ano o número de inscrições de participantes internacionais, com proveniência de mais de 40 mercados, aumentou já em 25%, garantiu na apresentação à imprensa Philip Thomas, CEO do Eurobest e do Lions Festival. António Costa, presidente da CML, não quis deixar de destacar a importância da realização do evento para Lisboa e para o País, no que respeita à internacionalização da cidade e das indústrias criativas nacionais. «O Eurobest veio para ficar um ano, acabou por ficar por três, e esperemos que se convertam em seis ou em 12», referiu.

«Acho curiosa a forma como toda a indústria, nacional e internacional, viu a realização do evento em Lisboa», afirmou, por seu lado, Vasco Perestrelo, CEO da MOP, representante oficial do Eurobest em Portugal. «Desde o ano passado que sou constantemente surpreendido pela forma como a indústria valoriza a realização do evento em Lisboa. A narrativa do Eurobest em Lisboa é, por si só, uma narrativa publicitária, que nos recorda as nossas qualidades e nos aumenta a auto-estima», referiu.

Mas o festival «não é uma aposta isolada» da CML na área da criatividade, explicou o presidente.

O Eurobest insere-se, aliás, na estratégia económica traçada pela Câmara Municipal de Lisboa, que visa o fomento das indústrias criativas com potencial para a criação de trabalho e riqueza, através da estimulação da propriedade intelectual.

Nesse sentido, serão potenciadas sinergias entre o Eurobest e a Lisboa Film Comission, que vai estar representada no certame e que tem por principal missão promover a cidade de Lisboa, a nível nacional e internacional, como destino preferencial de filmagens. Da mesma forma o projecto pretende apoias as empresas de produção e os profissionais do sector do cinema e do audiovisual, «facilitando o diálogo entre a indústria e a CML» e funcionando como «um instrumento para a simplificação do processo administrativo», reforçou António Costa.

Paralelamente, e no âmbito do programa do Eurobest, vai realizar-se o evento Lisbon Business Connections, que consiste numa série de reuniões executivas com empresas multinacionais, promovida pela CML, que contará com a participação de actores do sector do marketing, publicidade e comunicação. No fundo, será um espaço de partilha de ideias e projectos, e que segue a linha de outros momentos que serão promovidos no Eurobest, em conjunto com jovens empreendedores da Startup Lisboa, incubadora de empresas.

A entrega de prémios do festival Eurobest terá lugar no dia 30 de Novembro, no Pátio da Galé.

Texto por Daniela Domingos

Artigos relacionados