Publicidade programática atinge novos recordes e cresce 68% em 2024
De acordo com um estudo do Interactive Advertising Bureau Europe (IAB), a compra de publicidade programática crescerá 68%, em 2024. Com o aumento do investimento em suportes publicitários digitais, 27% dos anunciantes já destinam mais de 81% dos seus orçamentos à publicidade programática. Os dispositivos móveis também estão em crescimento, atingindo uma cota de 61%.
“À medida que o mercado europeu de publicidade digital, avaliado em €96,9 mil milhões, continua a priorizar as abordagens programáticas, o estudo destaca um crescimento constante nos gastos programáticos em canais de visualização, dispositivos móveis, vídeo e suportes emergentes, como a ‘TV conectada’ (CTV) e a ‘media de retalho’, com 40% dos anunciantes a comprar CTV programaticamente”, revela o estudo do IAB.
O crescimento da CTV é uma das realidades confirmadas. “A ascensão está a transformar o panorama da publicidade programática. Com um número crescente de espectadores a optar por plataformas de streaming, estamos a assistir a uma grande mudança na forma como os anunciantes se comunicam com os seus públicos”, pode ler-se neste relatório.
Elaborada a partir de uma pesquisa a 254 representantes de anunciantes, agências, editores e editores comerciais de 31 países, a análise aponta que o vídeo continua a ganhar espaço. O estudo refere que “47% dos anunciantes e 64% das agências referiram que mais de 41% do seu investimento em vídeo foi comprado programaticamente, em comparação com 53% dos anunciantes e 58% das agências em 2023.”
Apesar de o investimento das marcas em áudio ter diminuído 2% em relação a 2023, passando de 23% para 21%, as agências aumentaram a compra programática do formato. No ano passado, o investimento também rondou os 23%. Em 2024, chega aos 41%
Por fim, e como conclusão o relatório diz que “este ano, o investimento programático está a solidificar-se, embora os padrões de alocação de orçamentos variem entre anunciantes e agências, indicando uma maturação do mercado. Os investimentos em anúncios gráficos apresentam um ligeiro declínio entre os anunciantes, numa altura em que as agências aumentam os investimentos em programática.”