Estratégia Digital: quando o logo vale mais do que mil palavras

Por Rodrigo Oliveira, director-geral e fundador do Zyrgon Network Group

Muitas vezes, quando nos referimos a uma pessoa, expressamos a frase “o que interessa não é a imagem, mas sim o seu conteúdo”. Eu concordo plenamente, mas apenas no que diz respeito ao convívio com alguém. Agora, se falamos de marcas neste avançar do século XXI, a conversa já é muito diferente. Imagina porquê, não é?

Nos tempos que correm, o evoluir e crescer de uma empresa passa pela sua estratégia de marca digital. Ponto. Já todos nos apercebemos deste facto incontornável. Mas será que já compreendemos a dimensão vital do logo e da imagem no posicionamento digital de uma marca?

Quando conhecemos alguém, apercebemo-nos da sua personalidade e da sua filosofia de vida pelas histórias que nos conta, o tom de voz com que sublinha certos pensamentos e pelo seu olhar que se cruza, ou não, com o nosso, enquanto desenvolve a sua narrativa. Quando uma marca se apresenta à sua audiência, comunica a sua identidade e os seus valores pela representação visual de um logo. Aqui, a imagem é o portal sagrado que nos leva até ao conteúdo. Por si só, o logo não basta para fazer da sua marca uma referência fiel no consumidor ideal. As acções de marketing da empresa e a qualidade dos seus produtos ou serviços fazem a sua quota parte, recheando o logo de significado. E aqui entra o que chamamos de imagem da marca – a percepção que os consumidores têm dela, através de uma experiência relacional e utilitária.

Os logos estão em todo o lado e, alguns, até são estrelas planetárias. Mercedes-Benz, Apple, Chanel, Disney, Facebook… Todos diferentes, todos carismáticos. O que nos transmitem estes logos, além do notável design de cada um que tão bem espelha a personalidade da sua empresa e o desempenho dos produtos e serviços? Confiança. Muita confiança. É ela a chave que abre as portas do universo digital às empresas que se relacionam genuinamente com a sua audiência.

As sementes desta relação de interacção espalham-se por vários pontos de contacto digitais – websites, e-commerce, email marketing, conteúdo móvel, anúncios digitais, SEM, social media, entre muitos outros. É um universo híbrido, complexo, flutuante que muda todos os dias, ao ritmo da batuta comportamental do consumidor e das últimas novidades da tecnologia.

Na imensidão deste oceano, ser uma empresa repetidamente procurada é o resultado de uma forte comunicação visual, onde o logo tem o papel principal. O cérebro humano apreende mais rapidamente as formas do que as letras, criando, no seu subconsciente, associações e reacções em relação a determinada imagem ou logo de uma empresa. Quando juntamos a esta informação a ideia de que uma decisão de compra é mais emocional do que racional, então compreende-se a importância da identidade gráfica de uma marca na sua estratégia digital. Reformulemos, assim, a frase que gostamos tanto de dizer em relação a certas pessoas, para apresentarmos, de forma justa, a personalidade de uma marca digital: “Para conhecermos o seu conteúdo, nada melhor que a sua imagem.”

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