Estas são as marcas que os portugueses mais adoram

Já são conhecidos os resultados do estudo “Emotional.i” divulgado pelo segundo ano consecutivo pela Escolha de Consumidor, que permite identificar o vínculo de intimidade emocional do consumidor com determinada marca, numa escala entre 0 e 10. O estudo avalia também a influência da faixa etária, do género e da região geográfica dos consumidores na relação emocional com as marcas.

Os dados demonstram que cada faixa etária tem um relacionamento distinto com as marcas. Quando os consumidores são mais novos têm tendência para estarem mais emocionalmente ligados ao que comem e bebem. Assim, as marcas Black Pig e Delta são as preferidas dos mais novos. Já quando a idade avança, a conexão é feita a outro tipo de produtos. Neste caso, a Halibut Muda Fraldas e a WaterWipes são as marcas mais apreciadas.

O género também influencia a ligação emocional às marcas. O homem tem uma média de ligação às marcas de 6.1 e a mulher de 6.0. As categorias às quais os homens dão maior importância são a Electrónica & Electrodomésticos e Auto, já para as mulheres as categorias principais são a Alimentar e Babies & Kids.

O estudo Emotional.i expõe os consumidores a oito dimensões de sentimentos (a nível cognitivo, emocional e comportamental), que se combinam em 46 pares opostos, permitindo medir o vínculo afectivo entre consumidores e marcas. A classificação das emoções baseia-se na seguinte escala: Desprezo (0 a 2); Desilusão (2 a 4); Apatia (4 a 6); Admiração (6 a 8) e Paixão (8 a 10). Isto permite medir o reconhecimento, a confiança, a atenção, os laços, a lealdade, a experiência, a energia e o amor às marcas.

Das 13 categorias de comércio e serviços avaliadas no Emotional.i, as marcas que alcançaram uma média superior, mostrando assim um maior agrado dos consumidores, foram a WaterWipes, seguindo-se a Black Pig, a Loja do Shampoo e a Delta.

Estas são, então, as categorias e as marcas que os portugueses mais adoram:

  • Alimentar (6.4): Gutbio e Origens Bio
  • Babies & Kids (6.2): Nutribén e Halibut Muda Fraldas
  • Bebidas (6.2): Black Pig, Delta e Tetley
  • Casa & Escritório (6.2): Antarte, Gato Preto e Fairy
  • Saúde, Beleza & Bem Estar (6.0): Waterwipes, Loja do Shampoo e Fisiolar
  • Electrónica & Electrodomésticos (5.9): PC Diga e Miele
  • Viagens & Lazer (5.9): Science4You e Sana Hotels
  • Auto (5,9): Mforce, Benecar e Matrizauto
  • Sports (5.7): Holmes Place
  • Serviços Imobiliários (5.5): Idealista e Re/Max
  • Banca & Seguros (5.5): Fidelidade e Volkswagen Financial Services
  • Hiper & Supers (5.5): Lidl
  • Serviços (5.4): Kuanto Kusta, DPD e OLX
Artigos relacionados