Estas são as funções que vão mexer o mercado de trabalho. Está (mesmo) na área certa?

Mais de 80% dos empregadores quer contratar este ano, apesar do pessimismo económico que se faz sentir. A conclusão é da nova edição do Guia Hays 2023, cujos dados revelam que 58% dos inquiridos indica que os níveis de actividade da sua empresa deverão aumentar ao longo do ano 2023.

Neste sentido, algumas funções ganham destaque em relação a outras, sendo alvo de grande procura por parte dos recrutadores. Tecnologias da Informação (30%), Engenheiros (28%), Comerciais (26%) e Administrativos/Suporte (17%) são os perfis que ocupam os principais lugares na lista de recrutamento das empresas.

Este ano, o 4.º lugar passa a ser ocupado por Administrativos e de Suporte, que “destronam” os perfis de Marketing e Comunicação da posição. Além disso, os perfis Financeiros, de Logística/Supply Chain e de Apoio ao Cliente estão ligeiramente acima do último ano – o facto de as empresas com centros de serviços partilhados em Portugal apresentarem intenções de recrutamento muito superiores às restantes (89% vs 79%), poderá ajudar a explicar este aumento.

Entre as engenharias mais procuradas, estarão a engenharia mecânica, engenharia e gestão industrial, engenharia electrotécnica, engenharia civil e engenharia industrial e da qualidade. Engenharia do ambiente, que entrou este ano para o top 10 da tabela de preferências dos empregadores, quase duplicou os valores do ano anterior.

Artigos relacionados