Esta máscara é biodegradável e transforma-se em flores
Nem todas as máscaras descartáveis têm de ser um problema para o ambiente. Quem o diz é a Marie Bee Bloom, marca holandesa que criou uma alternativa biodegradável e mais ecológica: máscaras feitas a partir de papel de arroz que contam com sementes de flores embutidas.
Segundo é explicado no site da marca, esta é “a oportunidade de deixar as abelhas felizes e dar algo bonito de volta à natureza”. Para isso, basta “plantar” a máscara após utilização no solo ou num vaso e esperar que as flores cresçam. Papoilas e Margaridas são algumas das espécies abrangidas.
A ideia surgiu depois de Marianne de Groot-Pons, designer gráfica responsável pela Marie Bee Bloom, ter tropeçado em várias máscaras azuis descartáveis, atiradas para o chão pelas ruas. «Acordei uma manhã com a ideia de uma máscara biodegradável com sementes de flores no seu interior. Terra feliz, abelhas felizes, natureza feliz, pessoas felizes», conta a responsável.
Contudo, estas máscaras não são certificadas e, por isso, oferecem o mesmo nível de protecção que uma máscara de tecido feita em casa, por exemplo. A insígnia alerta ainda que esta opção deve ser manuseada com cuidado, uma vez que é mais frágil do que uma versão de plástico ou de outro material mais resistente.