Esta é a carta que vou enviar ao Pai Natal (em nome de todos os marketeers)
Por Diogo Paixão, Growth Marketing Lead da Wook.pt
Querido Pai Natal,
Espero que esta carta encontre o teu trenó a voar suavemente pelos céus, equipado com a mais recente tecnologia de navegação. Eu sei que as renas são um clássico, mas, quem sabe, talvez um upgrade para um trenó autónomo movido a energia renovável não seja uma má ideia. O que achas?
Bom, continuando… Este ano portei-me bem! Tal como a taxa de cliques em anúncios num dia chuvoso. OK não vou mentir, houve alguns deslizes, mas, no geral, a minha performance merece um bónus natalício. Aliás, acho que mereço uma recompensa só por conseguir pronunciar correctamente (e sem gaguejar) a frase “optimização da taxa de conversão”.
Quanto aos presentes, este ano não te vou pedir algo muito extravagante. Apenas o suficiente para tornar as minhas campanhas de marketing mais brilhantes do que as luzes da árvore de Natal.
Sabes, este ano dei-me conta de que o meu conteúdo precisa de um toque especial. Já estou a imaginar uns elfos talentosos na escrita, com aquela destreza mágica nas palavras, a ajudarem-me a criar artigos tão envolventes que até os Grinches da internet se renderiam…
Mas vamos lá aos desejos. Por favor, toma atenção:
Seria incrível receber um pacote “SEO Mágico”. Imagina, optimização de motor de pesquisa com uns pozinhos de perlimpimpim para garantir que os meus conteúdos brilham como um diamante! Se puderes garantir que o meu website aparece nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, seria o melhor presente de todos.
A pensar nas minhas campanhas PPC, adoraria um saco de “Cliques Encantados”. Afinal, quem não quer mais cliques nos anúncios sem rebentar o orçamento? Podes adicionar um feitiço extra para diminuir o custo por clique? Tenho a certeza de que os meus colegas de marketing também adorariam receber este presente…
E que tal incorporar um toque de automação no meu trenó de marketing? Seria como ter um duende mecânico a garantir que tudo está no lugar certo. Um ajudante robótico que trata das tarefas básicas e rotineiras permitindo-me, assim, focar na parte criativa e ter mais tempo para pensar em estratégias inovadoras.
Aposto que, enquanto lês a minha carta, deves estar a pensar: “Então ele esqueceu-se do Social Media Marketing?”. Claro que não, Pai Natal! Talvez um “Calendário de Conteúdos Infalível” seja uma boa ideia. Imagina, publicações sempre no timing certo, com emojis mágicos para atrair a atenção da minha audiência. Já agora, podes, por favor, passar na sede da Meta e pedir ao algoritmo para ser mais compreensivo? É que, às vezes, parece que ele está a brincar às escondidas com as minhas publicações. Eu só queria um pouco mais de visibilidade e alcance…
Posso pedir mais?
No campo do e-mail marketing, quero um vendaval de aberturas! Um furacão de interesse que faça os destinatários das minhas newsletters pensarem que estão a abrir uma carta de Hogwarts. E, já agora, uma linha de assunto tão irresistível que até as renas vão parar para ler.
Eu sei que estou a pedir muita coisa, mas é tudo em prol da experiência do cliente, algo que até os elfos mais sábios valorizam. Quero que cada interacção com a minha marca seja como abrir um presente na noite de Natal – cheia de emoção, magia e alegria!
Ah, não posso esquecer dos afiliados! Gostaria de um “Talismã de Parcerias Lucrativas”. Aquelas parcerias que geram resultados tal como um conto de fadas, onde todos ganham e o meu reach se expande como num reino encantado.
Espera, estou quase a terminar…
Sabias que o mundo da Web Analytics é extremamente importante para conseguir tomar decisões acertadas? Por isso, peço-te a chave para o “Mapa Dourado do Google Analytics 4”. Eu preciso entender os segredos ocultos dos dados, como se fosse um perito na arte de decifrar um antigo pergaminho. Com esse conhecimento, posso governar o meu data kingdom com sabedoria e esperteza.
Resumindo, querido Pai Natal, espero que possas encontrar um tempinho entre a distribuição de presentes para atender aos pedidos deste humilde profissional de marketing digital. Prometo deixar bolachas e leite, tal como é tradição.
Despeço-me com carinho, magia digital e ROI elevado.
E que os algoritmos estejam sempre a teu favor!