Esta campanha de moda não é o que parece

À primeira vista, as novas imagens partilhadas pela Women’s Aid parecem pertencer a uma campanha de moda. Porém, olhando melhor para as legendas de cada uma das fotografias, percebe-se que o objectivo desta organização sem fins lucrativos é mostrar o outro lado da violência doméstica.

Seguindo a máxima de que “nem tudo o que parece é”, a Women’s Aid juntou-se à agência britânica Engine Creative para desenvolver um editorial de moda que, na verdade, pretende ser uma acção de sensibilização.

Numa das páginas, onde estaria habitualmente a indicação da marca ou preço de cada peça de roupa, por exemplo, aparece algo completamente diferente: saia, cabelo, maquilhagem, ansiedade, isolamento e inseguranças, tudo oferecido pelo parceiro da modelo. “O controlo coercivo por parte do teu parceiro pode tomar conta da tua vida”, alerta a associação.

Segundo a Women’s Aid, este é um tipo de abuso doméstico que é mais difícil de detectar porque, muitas vezes, nem as próprias vítimas sabem que estão a ser controladas e que isso tem um efeito negativo nas suas vidas.

«A campanha é vital para chamar a atenção para o controlo coercivo e para ajudar sobreviventes, e aqueles à sua volta, a reconhecer sinais de abuso», explica Farah Nazeer, responsável pela Women’s Aid, em declarações reportadas pelo site Design Taxi.

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