Está aborrecido no trabalho? A culpa é de (mau) UX

Um estudo realizado pela Forrester mostra que o tipo de software que usamos no trabalho está a afectar a produtividade. Depois de ouvir perto de 200 equipas de design e dezenas de profissionais em áreas de actividade como o retalho, a consultora descobriu que um dos principais problemas reside na experiência de utilizador (UX).

Segundo a Fast Company, que dá conta da análise, existem vários factores que podem influenciar o ritmo de trabalho, desde noites mal dormidas ao parco consumo de água. No entanto, a culpa nem sempre é do colaborador. Por vezes, o problema está mesmo nas ferramentas que são colocadas ao seu dispor.

Andrew Hogan, analista da Forrester, garante que todos os segundos perdidos devido a problemas de design do email ou do software de vendas se vão acumulando e que, no final o impacto pode ser significativo. Em entrevista à mesma publicação, sublinha que há exemplos de empresas que, após repensarem os respectivos softwares, conseguiram quase duplicar o número de clientes a que conseguem chegar num só dia.

Um dos grandes problemas está relacionado com a lentidão destes programas: «Cada microssegundo, cada pedaço de tempo que estas coisas demoram a carregar, quebra a concentração», explica o analista, acrescentando que, passado algum tempo, a mente do profissional já está noutro local.

Outro problema, mais relacionado com UX, são os chamados “workflows”, ou seja, todos os passos tomados até que algo aconteça. Ao encomendar uma refeição numa app de entregas ao domicílio, por exemplo, todo o processo é sequencial – primeiro escolhe-se o restaurante, os artigos a pedir, indica-se a morada e efectua-se o pagamento. No entanto, não é esta a experiência optimizada e clara com a qual muitos dos profissionais se deparam.

No sentido inverso, há folhas de Excel que parecem intermináveis e várias dificuldades em perceber o que fazer primeiro. Além disso, nem sempre é óbvio se a tarefa foi concluída com sucesso – falta aquela mensagem do Uber Eats ou Glovo a dizer que o pedido está a caminho.

Artigos relacionados