Neste restaurante pop-up toda a ementa é confeccionada com produtos Iglo. Mas só tem até 28 de Maio para experimentar

O Capitão Iglo vai deixar o seu tradicional barco e assentar amarras na Rua Marquês da Fronteira 117, junto ao Parque Eduardo VII, naquela que é a primeira pop-up da marca. Denominado Cinquenta, o espaço foi pensado para celebra os 50 anos de presença da Iglo no País.

Até dia 28 de Maio, o Cinquenta será ponto de encontro para refeições idealizadas pelo Chef Daniel Cardoso e momentos de partilha em família e com amigos.

A ementa é totalmente confeccionada com produtos Iglo. Ceviche de salmão com ervilhas, milho e puré de ervilha, O burguer douradinhos, Salada de quinoa e falafel com amor, ou Pannacotta de manjericão, gelado de ervilha, creme de lima são algumas das iguarias com que se poderá deliciar. As crianças também não foram esquecidas e a ementa conta com um menu especialmente dedicado aos mais novos onde podem optar pelos Wraps de frango nuggets ou douradinho Molho de queijo e salada iceberg.

De salientar que todas as receitas do Cinquenta revertem para a Rede de Emergência Alimentar, do Banco Alimentar, que será também responsável por garantir que não vai existir desperdício alimentar no restaurante pop-up.

Para a comemoração dos 50 anos da Iglo foi ainda criada uma Colecção de Praia exclusiva, constituída por t-shirt, toalha de praia e saco. Estes são alguns dos prémios que faz parte da campanha promocional, que vai decorrer até 7 de Agosto.

Os 50 anos da marca em Portugal foram o mote para uma conversa da Marketeer com João Vale, Country manager da Iglo Portugal.

A marca Iglo está em Portugal há 50 anos. De lá para cá quase tudo mudou na sociedade portuguesa. Quais as principais mudanças que identifica no consumidor português no que respeita à alimentação?

A alimentação em Portugal mudou com a sociedade. Até 1974 a alimentação era muito baseada na gastronomia portuguesa tradicional, havia um maior consumo de vegetais, cereais e leguminosas e fazia-se principalmente em casa – o consumo de carne ou ir jantar fora eram ainda na sua maioria ocasiões especiais. O desenvolvimento do País, uma maior abertura ao mundo e o aparecimento dos hipermercados criaram uma era de abundância de produtos e de escolhas que mudou o consumo alimentar em Portugal.

Diria que essa maior disponibilidade na abundância de escolhas é a principal mudança, o que se traduz numa enorme diversidade de opções alimentares e comportamentos muitas vezes paradoxais. Sabemos que há um consumo excessivo de carne, ao mesmo tempo que há cada vez mais consumidores que procuram aumentar o consumo de vegetais, optando por uma alimentação vegana, vegetariana ou flexitariana. Sabemos também que em média há um excesso de consumo calórico e cerca de 1/3 da produção alimentar é desperdiçada, e ainda assim cerca de 12% dos portugueses vivem com insegurança alimentar.

O que não terá mudado, segundo os nossos estudos de consumidor, é o critério número um para a escolha de um alimento, que continua a ser o sabor, acima de qualquer outro. E também foi essa procura de sabor que deu origem a uma maior diversidade nas receitas hoje presentes à mesa dos portugueses, em que podem conviver a gastronomia tradicional portuguesa com o interesse e gosto por receitas italianas, de inspiração asiática ou de qualquer parte do mundo.

Para além disso, o que mais terá mudado é uma maior procura de conveniência, respondendo às mudanças do mercado de trabalho e estilos de vida nestas décadas, que fazem com que hoje haja menos tempo dedicado à cozinha. Mas hoje devemos falar de uma conveniência informada e exigente, em que se procura ter soluções mais rápidas para cozinha, sem abdicar de sabor, mas sendo igualmente exigente quanto à qualidade dos ingredientes, o seu conteúdo nutricional e o impacto no meio ambiente.

Nas próximas três semanas a Iglo terá uma loja pop-up junto ao Parque Eduardo VII. Quais os objectivos da marca para a presença dessa loja?

No ano em que celebramos um marco tão importante como são os 50 anos da Iglo em Portugal fez-nos todo o sentido criar um espaço que é antes de mais um restaurante e nos permitisse ilustrar o melhor que a cozinha com produtos Iglo pode oferecer. Para além disso, um espaço físico permite-nos estar mais próximos dos nossos consumidores, mas também de clientes, trabalhadores ou parceiros da Iglo ao longo destas décadas.

O que é que os consumidores podem esperar desse espaço?

A loja pop-up Cinquenta vai estar na Rua Marquês da Fronteira 117, junto ao Parque Eduardo VII, a funcionar todos os dias de segunda-feira à sábado até dia 28 de Maio, entre as 11h30 e as 22h30. Neste espaço, os consumidores podem encontrar um restaurante com uma ementa muito especial assinada pelo Chef Daniel Cardoso, com propostas saudáveis, frescas e deliciosas, desde entradas, pratos e sobremesas, totalmente confeccionadas com produtos Iglo. O espaço vai também estar disponível para a realização de eventos.

Porquê esse espaço escolhido para a instalação da loja?

A Cinquenta está estrategicamente localizada no coração da cidade de Lisboa, de fácil acesso, e reúne as condições ideais em termos de espaço para podermos receber os nossos consumidores e proporcionar-lhes bons momentos.

Este espaço tem ainda um cariz solidário. Em que consiste e porquê a escolha do Banco Alimentar?

Quando surgiu a ideia de criar a Cinquenta foi imediata a intenção de que tivesse uma componente solidária. Sendo uma iniciativa ligada à restauração fez-nos todo o sentido associarmo-nos ao Banco Alimentar, uma instituição de referência que faz um trabalho extraordinário contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.

Desta forma, as receitas do Cinquenta revertem na sua totalidade para o Banco Alimentar que será também responsável por garantir que não vai existir desperdício alimentar no restaurante através da parceria com a Rede de Emergência Alimentar.

Para comemorar o cinquentenário haverá uma dinâmica promocional com prémios conseguidos através de pontos. Como funcionará e de que prémios estamos a falar?

Para além do restaurante e espaço pop-up, a comemoração dos 50 anos da Iglo deu lugar à criação de uma Colecção de Praia exclusiva, constituída por t-shirt, toalha e saco de praia. Estas peças vão ser alguns dos prémios disponíveis na campanha promocional a nível nacional, que vai decorrer de 7 de Maio a 7 de Agosto, em que a compra de produtos Iglo se irá converter em pontos que dão acesso a 50 mil prémios diferentes. A compra de cada produto vale 10 pontos que podem ser acumulados e redimidos nos mais variados prémios desde cartões VISA no valor de 100 euros, Airfryers Nutribullet 7L, geladeiras Pollarbox, bilhetes para diferentes experiências, t-shirts, sacos e toalhas de praia customizados, entre outros.

De que outras formas estará a ser comunicado o aniversário da marca?

Estaremos a comunicar durante todo o ano, em digital, nas nossas redes sociais e em loja com o intuito de chegar ao máximo de pessoas possível e garantir que estendemos a celebração do aniversário da nossa marca aos nossos parceiros e consumidores.

Quando arranca a campanha publicitária?

A comunicação da campanha irá estar no ar já em Maio e durante toda a acção, portanto até início do mês de Agosto com o objectivo de comunicar o nosso restaurante pop-up, o Cinquenta, e também a mecânica de 50 mil prémios que temos disponíveis para todos os nossos consumidores durante estes três meses.

A Iglo marcará presença em eventos (nomeadamente festivais de música) este ano? E se sim, quais e com que objectivos?

Não iremos marcar presença em festivais de música este ano acabando por nos focar inteiramente na celebração de um marco tão importante como os 50 anos da marca. De Agosto para a frente voltaremos a ter outras acções em torno do nosso aniversário.

Quais as tendências mais recentes em termos do consumo dos portugueses e de que forma essas mudanças estão a fazer alterar a oferta da Iglo?

Actualmente, os gostos e preferências dos consumidores estão em constante evolução e conseguirmos antecipar essas mudanças tornou-se essencial para o sucesso de qualquer negócio na indústria alimentar.

Nos últimos anos, testemunhámos uma mudança significativa nos hábitos alimentares, dos quais destacaria duas: o maior interesse pelo consumo de produtos vegetarianos e plant-based, e uma procura maior de soluções rápidas de snacking ou refeições individuais, acompanhando o crescimento das soluções de entrega em casa.

Em resposta a estas novas tendências de consumo lançámos já em 2019 a gama Iglo Green Cuisine, introduzindo uma linha de produtos vegetarianos e veganos – incluindo plant based – para consumidores que por motivos de sustentabilidade ou de bem-estar decidiram reduzir ou abandonar o consumo de carne.

Lançámos também a gama Iglo Take-away em 2022, que conta hoje com mais de 15 produtos como Massas italianas, Pizzas ou snacks mais ao estilo americano como Chicken Wing, e mais recentemente tapas espanholas como Croquetas de Jámon, ou Empanadilhas de Carne – no fundo opções típicas de home delivery que agora o consumidor pode encontrar no seu congelador.

Texto de Maria João Lima

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