Especialização digital

MARKETEER CONTENTS

As recentes mudanças no mercado profissional acarretam enormes desafios para as instituições de ensino e formação, que devem agora adequar os seus projectos e ofertas formativas. Responder- -lhes é o foco da universidade lusófona

Num tempo de buzzwords, como transformação digital ou indústrias criativas, é um facto que assistimos a transformações nas cadeias de valor de negócios e actividades. Estas transformações acarretam desafios para as instituições de ensino e formação, que devem agora adequar os seus projectos e ofertas formativas às necessidades emanadas por um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Hoje o saber técnico já não é suficiente e deve ser complementado por capacidades criativas e analíticas, que permitam aos profissionais, neste contexto de transformação digital, desempenhar as suas tarefas com afinco. Foi com este objectivo que foi criada a ECATI, a escola de comunicação, tecnologias e artes da Universidade Lusófona.

Esta escola oferece aos alunos diversas alternativas de formação especializada na área do marketing digital, como a pós-graduação em Marketing Digital ou o mestrado em Comunicação, que integra uma forte aposta neste domínio. Disponibiliza ainda um amplo conjunto de programas orientados para a exploração interdisciplinar das diferentes possibilidades técnicas e criativas abertas pelo digital.

Entre as propostas de licenciaturas, destaque para Animação Digital, Ciência e Tecnologia do Som, Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, Fotografia, Videojogos, Ciências da Comunicação e da Cultura, Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, Comunicação e Jornalismo, Design de Comunicação e Artes Visuais.

Já ao nível dos mestrados a oferta surge com Artes da Animação, Doc Nomads – Documentary Film Direction (European Joint Master Degree “Erasmus Mundus”), Estudos Cinematográficos, Kino Eyes – Realização e Produção Cinematográfica, Produção e Tecnologias do Som, Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade e, por último, Comunicação nas Organizações.

Subindo mais um degrau na carreira académica, nos doutoramentos, a oferta contempla formação na Arte dos Media e em Ciências da Comunicação. Para que esta escola digital se possa desenvolver plenamente, a Universidade Lusófona apetrechou-se com laboratórios de produção e criação digital com destaque para: Joe Media Lab, MovLab, Early Visual Media Lab, LABTEC, Estúdios de Cinema, TV e Som, Centro Pós-Produção AVID, Laboratórios de Animação 2D e 3D e DELLI.

«A articulação entre ensino, investigação e experimentação, que a ECATI da Universidade Lusófona promove, corresponde à materialização de um novo conceito de escola digital como espaço interdisciplinar, onde os saberes se complementam e o digital não é um fim, mas sim um meio de transformação do processo de ensino/aprendizagem», sublinha o porta-voz da instituição.

Artigos relacionados