Empresas farmacêuticas comunicam cada vez mais nas redes sociais

Numa tentativa de estarem mais próximas dos seus públicos, as companhias farmacêuticas presentes em Portugal têm vindo, sobretudo desde o início da pandemia de Covid-19, a acelerar a sua transformação digital e a investir em novos canais de comunicação, como as redes sociais. A conclusão é do Observatório Pharma de Redes Sociais, elaborado pelo ROI Up Group, que analisou os canais de comunicação das 10 maiores empresas do sector ao nível da facturação.

De acordo com o estudo, desde o início da pandemia, algumas empresas farmacêuticas que tinham apenas canais locais de Facebook (30%), apostaram mais recentemente noutras plataformas, como o Instagram (21%), para chegar a outras comunidades e ampliar a sua mensagem. A aposta no formato podcast também tem vindo a aumentar, assim como a presença em redes sociais emergentes, como o TikTok.

Por outro lado, o Marketing de Influência ainda não é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas deste sector para potenciarem a sua visibilidade. Nesse sentido, continuam a dar primazia a anúncios com pessoas da área (médicos) ou pessoas da própria organização, assim como a parcerias com órgãos de comunicação social.

Além disso, a maioria das farmacêuticas utiliza os seus canais para comunicações corporativas (65%), seguindo-se produto (26%), consumidor (5%) e doenças (4%).

«Conseguimos verificar que as farmacêuticas se dividem numa comunicação mais humana virada para o consumidor/doente/cuidador informal ou comunicação corporativa com vista a alcançar a comunidade científica. Algumas potenciam a sua estratégia com boas parcerias com media, mas há bastante espaço de melhoria ao nível das interacções, que podem ser reforçadas com uma estratégia de paid social», afirma em comunicado Mafalda Guedes Miguel, directora da ROI Up Portugal.

O Observatório Pharma de Redes Sociais resulta da análise às redes sociais da Pfizer, Bial, Novartis, Hovione, Hikma, Janssen, Labesfal, Sanofi, Bayer e Roche, num total de 123 canais analisados.

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