Sussurros de sucesso: Como o ASMR está a impulsionar o Marketing Digital

Por Rita Montezuma , Digital Marketer

O ASMR, ou Resposta Sensorial Autónoma do Meridiano, emergiu como uma ferramenta poderosa no marketing digital. Esta técnica utiliza os estímulos sensoriais, como sons suaves, para criar uma ligação com o seu público. A capacidade do ASMR para induzir uma sensação de relaxamento tem sido eficaz na construção de uma ligação mais profunda com os seus consumidores, aumentando a sua interacção e possibilidade de conversão.

O ASMR tem vindo a ganhar impacto desde 2010 e, agora, com o TikTok muitos vídeos de ASMR conseguem alcançar milhões de visualizações e likes. A hashtag relacionada ao ASMR acumula mais de 838 bilhões de visualizações, o que demonstra claramente a sua popularidade na aplicação.

Bem, um dia destes estava eu a explorar o TikTok e eis que caio num vídeo ASMR de um jovem modelo luso-francês. Confesso que, até então, o ASMR para mim era tipo “siglas que eu vejo na internet e finjo saber o que são”. Mas, surpresa das surpresas, adorei aquilo! Descobri que adormecer ao som de sussurros suaves e barulhinhos relaxantes é fascinante e viciante. Pessoalmente, os sussurros não são bem a minha praia no mundo do ASMR. No entanto, quando se trata de sons mais relaxantes, sou totalmente da equipa “o som de alguém a pentear o cabelo” ou “o som suave das ondas do mar”. Esses sons têm o poder de me transportar para um estado de tranquilidade instantânea.

É engraçado como algo tão simples como o som certo pode mudar completamente o nosso estado de espírito.

Muitas marcas já aderiram à tendência do ASMR nas suas campanhas de marketing e os resultados são surpreendentes!

Vejamos o caso da Ikea, por exemplo. Eles deram ênfase aos sons de coçar, bater e deslizar para criar um efeito ASMR e o vídeo conseguiu mais de 3,2 milhões de visualizações!

O ASMR está a ganhar popularidade nas pesquisas, especialmente nos Estados Unidos, onde tem um volume mensal de 368.000; já em Portugal, o volume é menor, com cerca de 6.600 pesquisas mensais.

Decidi fazer uma experiência no meu canal do YouTube, que tem apenas cerca de 117 subscritores. Publiquei um vídeo curto com a minha gata a ronronar e utilizei o título “asmr cat”. Surpreendentemente, esse vídeo teve cerca de 2.400 visualizações, em comparação com os meus outros vídeos curtos, que normalmente têm apenas 50 ou 60 visualizações.

Quem não conhece o anúncio do Bentley que percorre todas as redes sociais nas últimas semanas?

Alla Bruletova é  a nova estrela do ASMR no mundo dos automóveis, ela sussurra o nome da marca enquanto faz carícias na grelha de um Bentley Mulsanne, que custa uns simpáticos 330.000 dólares.

É espantoso como algo tão simples como unhas a deslizar por uma grelha pode dar uma aura de exclusividade a um carro.

As publicações com a hashtag “#Bentleygirl” já acumulam mais de 64,1 milhões de visualizações no TikTok e milhares de utilizadores decidiram criar os seus próprios vídeos, inspirados no vídeo de Alla. Uma das paródias mais curiosas envolveu até um “humvee”, um veículo militar americano. O vídeo no Instagram já conta com quase 20 milhões de visualizações e mais de 1,5 milhões de “gostos”.

Para o Marketing Digital resultar a ideia é fazer com que o público se sinta tão bem como quando a nossa avó faz “comidinha caseira”, então o ASMR é o nosso trunfo escondido na manga.

Por isso, se querem fazer um brilharete no mundo do marketing digital, metam o ASMR na ementa.

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