E se a Black Friday fosse mais… Verde? Mar Shopping propõe consumo consciente

Entre 23 de Novembro e 6 de Dezembro, o Mar Shopping de Matosinhos e o Mar Shopping Algarve serão a casa de Repair Cafés, espaços onde é possível dar nova vida a produtos que já viram melhores dias. Em tempo de Black Friday, a Ingka Centres, que gere os dois centros comerciais, espera promover comportamentos mais sustentáveis e levar os portugueses a rever o consumo típico desta época.

“Love Your Stuff for longer” é o mote da iniciativa de âmbito global, que por cá terá lugar em dois centros comerciais. Os Repair Cafés, integrados no Projecto Crew, servirão de ponto de recolha para equipamentos que poderão ser reparados e doados, depois, a instituições e famílias carenciadas das respectivas comunidades locais. Os electrodomésticos entregues serão remetidos para a Lipor e para a ERP Portugal, que avaliarão a possibilidade de arranjo.

Além destes pontos de recolha, a campanha inclui ainda vídeos explicativos sobre reparações simples, que se podem realizar em casa. Os conteúdos serão partilhados nas redes sociais do Mar Shopping Matosinhos e do Mar Shopping Algarve já no início do próximo ano.

Está prevista também a iniciativa Fashion Upcycle, no Mar Shopping Matosinhos, tendo em vista a reutilização de roupa e a doação a instituições de solidariedade social. Os clientes vão poder doar peças de vestuário do centro comercial para que sejam transformadas ou personalizadas. Também neste caso, serão partilhados vídeos no Facebook sobre upcycling de roupa.

Em comunicado, a Ingka Centres adianta ainda que mais de 60 lojas dos dois centros comerciais já aderiram ao desafio e que, durante o período da campanha, terão assinalados produtos que, por terem um ciclo de vida mais longo, consumirem menos energia, terem sido produzidos mediante métodos sustentáveis ou com matérias-primas recicladas, constituem escolhas de consumo inteligentes – tanto para a carteira como para o Planeta.

«Ao incentivar as pessoas a pensar sobre o valor a longo prazo das compras que fazem nesta Black Friday – um dia que muitas vezes é simplesmente associado a preços baixos – estamos a tentar inspirar as pessoas a adoptarem estilos de vida. Acreditamos firmemente que Planeta e lucro não se excluem mutuamente e que, possuindo opções de escolha sustentáveis, os clientes mais facilmente se comprometem com um consumo mais responsável», comenta Jenny Pigeon, directora global de Sustentabilidade da Ingka Centers.

Artigos relacionados