É uma verdadeira experiência ir ao brunch do ÀCosta Lisboa. O restaurante já o era, pelo espaço, o serviço, os pratos ou os especiais, como o cozido à portuguesa. Agora, Olivier da Costa entendeu que aquela também podia ser casa para receber quem é apreciador de um bom brunch, ao domingo.
Ora como por ali não só se pensa como rapidamente se executa, a proposta já chegou à mesa e serve-se em jeito de buffet – como se quer, mas com alguns pedidos, como as ostras, a poder ser feitos à mesa -, desdobrado num sem fim de estações.
A proposta, acredite, é completa, estruturada, a pensar em quem gosta de se entregar à sofisticação mas, também, a piscar o olho a famílias. De resto, eram algumas as que ali passaram boa parte de domingo – ou não fosse o mesmo servido entre as 12h e as 17.30h – no dia em que a Marketeer o foi experimentar.
Advertência: vá com apetite… e tempo. Não só pela variedade, farta como já se disse, mas porque a experiência convida a estar e a ficar, com calma e sabor.
A proposta gastronómica foi desenhada como um percurso completo que atravessa diferentes momentos da refeição. Por isso, começando pelo pequeno-almoço (ou não fosse o brunch a combinação de breakfast com lunch), há uma boa variedade de pão, do mais clássico cacete ao mais artesanal, passando por tostas. Há manteigas e queijos laminados, fiambre e ovos mexidos, salsichas e as belas das panquecas que pedem, claro, alguns doces. Há torradas, croissants e bacon, cogumelos e iogurte com granola. Claro que se quiser sumo pode escolher entre o detox, do dia ou de laranja, e há leite, sim senhor.
Seguindo para outra fase do dia, pode escolher entrar na selecção de frios, onde pontuam as belas ostras, camarão cozido, recheio de santola, biqueirão e uma mão cheia de saladas frescas como seja de beterraba ou a famosa César. Ou então, atire-se à mesa de queijos e charcutaria, que o leva a mergulhar em sabores profundos desde o queijo de Azeitão ao de S. Jorge, passando pelo presunto e o paio.
Caso ainda precise – ou lhe apeteça, claro – aconchegar mais um pouco, nada tema que há uma boa oferta de pratos quentes, entre legumes salteados, rosbife ou peixe assado.
A experiência é concluída com uma seleção de sobremesas, embelezdas por um bolo de chocolate, sericaia, pastéis de nata, tortas de Azeitão e gelados Artisani. Ah, e há oferta de M&M’s, que é daquelas coisas que jamais se nega.
Tudo isto acompanha com uma carta de bebidas que inclui bellinis, mimosas, sumos naturais, refrigerantes e vinhos branco, tinto e rosé. Com uma bela vista sobre o casario de Alfama, o Tejo bem de frente e a outra margem lá ao fundo.
Até pode haver melhores programas para um domingo de Inverno, mas que este tem tudo de bom, tem!














