Dona do TikTok lança rede social que é… parecida ao Instagram
Se o Instagram é macaquinho de imitação, então o TikTok também pode ser. A ByteDance, dona da rede social chinesa, lançou uma plataforma que parece ir buscar inspiração à aplicação da Meta, já que tem por base recomendações de lifestyle e de compras.
Kesong é o nome da nova rede social que permite aos utilizadores partilhar imagens e vídeos, assim como conselhos de moda e experiências de produtos comprados.
De acordo com o The Drum, o Kesong está sob alçada de Alex Zhu, senior vice-president of Product and Strategy da ByteDance e antigo head of TikTok. E embora existam semelhanças, a novidade chega não como uma rivalidade directa ao Instagram, mas sim como uma forma de a gigante tecnológica chinesa expandir ainda mais o seu império social com plataformas tanto dentro como fora da China.
Recentemente, o Instagram tem sido alvo de críticas por parte dos utilizadores que afirmam estar fartos das publicações recomendadas e da importância dada ao formato vídeo na rede social. Foi criada uma petição que pede o regresso do velho Instagram, que já conta com mais de 230 mil assinaturas.
Contudo, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, revelou que o fim das publicações recomendadas não está para breve, muito pelo contrário. É expectável que a percentagem destes posts continue a aumentar em detrimento do conteúdo publicado pelas contas que os utilizadores seguem, além de que o vídeo ganhará ainda mais importância em relação às fotografias.