O fim das publicações recomendadas no Facebook e Instagram não está para breve. Pelo contrário

Se já está farto de todo o conteúdo que lhe aparece no feed do Instagram e do Facebook de contas das quais nunca sequer ouviu falar, prepara-se para o futuro. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, a empresa detentora destas redes sociais, revela que as publicações recomendadas vão duplicar até ao final de 2023. Será o fim do lado social das redes sociais?

A resposta ainda está por descobrir, mas as crescentes alterações nas plataformas têm despoletado reacções negativas nos utilizadores, levando-os até a criar uma petição que pede o regresso do velho Instagram – aquele onde era dada importância à partilha de fotografias de amigos e familiares.

De acordo com o criador do Facebook, actualmente, a percentagem de publicações recomendados que são mostradas aos utilizadores é de 15%. No Instagram já ultrapassa esse número. O objectivo da mudança é competir directamente com o TikTok e com a sua inteligência artificial, que fornece vídeos aos feeds dos utilizadores, independentemente de estes seguirem as contas ou não.

«À medida que a IA encontra conteúdo adicional que as pessoas acham interessante, esse processo gera mais interacção e aumenta a qualidade dos feeds. Desta forma, acho que estamos a fazer algo que será único», diz, citado pelo The Verge, Mark Zuckerberg, acrescentando que as pessoas não vão querer estar presas a um só formato de conteúdo.

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