Do hambúrguer com bolor à Nike. Conheça todos os Grand Prix dos Cannes Lions 2021

Na última semana, entre os dias 21 e 25, um dos maiores festivais internacionais de criatividade do mundo regressou, após uma pausa provocada pela pandemia. Na edição deste ano, a criatividade portuguesa somou pontos ao conquistar um Leão de Prata e oito nomeações em shortlists de diferentes categorias.

Destacaram-se também agências e anunciantes de outros pontos do planeta, com alguns trabalhos a conquistar mesmo Grand Prix – o maior prémio atribuído na competição. “Crocodile Inside”, da Lacoste, desenvolvido pela BETC Paris, foi um dos destaques do evento, levando para casa um Grand Prix na categoria Film.

Também em Filme, a Nike outra das marcas premiadas, mais concretamente com o trabalho “Nike: You Can’t Stop Us”, da Wieden+Kennedy.

“#WombStories”, por seu turno, foi um dos grandes vencedores da edição deste ano do evento. Trata-se de uma campanha desenvolvida pela AMV BBDO Londres para a Bodyform em que são dadas a conhecer diferentes histórias de mulheres – algumas delas querem ter filhos, outras não, algumas têm problemas como o período menstrual e outras lidam com a menopausa. Recebeu o Grand Prix nos Film Lions, Film Craft, Health & Wellness e, ainda, Titanium.

Já “Stevenage Challenge”, da David Madrid para a Burger King em Espanha, conquistou Grand Prix em Direct, Social & Influencer e Brand Experience & Activation. “The 2030 Calculator”, de Doconomy/FARM Stockholm, por seu turno, recebeu o Grand Prix de The Sustainable Development Goals Lions.

Em Print & Publishing e em Industry Craft, surge a campanha “Courage is Beautiful”, desenvolvida pela Ogilvy London para a Dove. Já em Outdoor, um dos Grand Prix vai para “Moldy Whopper”, trabalho da David Miami, Ingo Estocolmo e Publicis Roménia para a Burger King que apresenta o resultado do envelhecimento de um hambúrguer sem conservantes.

Ainda em Outdoor, somam-se Grand Prix das campanhas “Shutter Ads”, da Publicis Italia para a Heineken, e “Village Electrique”, da Publicis Conseil para a Renault.

Nos PR Lions, o trabalho “The Bread Exam”, da McCann Paris para a Spinneys e The Lebanese Breast Cancer Foundation, arrecadou um Grand Prix. Nesta categoria, outro dos grandes vencedores foi “Contract for Change”, da FCB Chicago para a Michelob Ultra Pure Gold.

Passando para Social & Influencer, há apenas um Grand Prix: “Super Owl”, da R/GA San Francisco para o Reddit. Por outro lado, Media apresenta dois Grand Prix: “Naming the Invisible by Digital Registration”, da Ogilvy Paquistão para a Telenor, e “Boards of Change”, da FCB Chicago para a cidade de Chicago – que também ganhou Grand Prix em Mobile.

“True Name”, da McCann Nova Iorque para a Mastercard, é a grande vencedora de Brand Experience & Activation, ao passo que “Can’t touch this”, da Goodby Silverstein & Partners para a Cheetos, merece o único Grand Prix de Creative Strategy.

Já em Design, são dois os Grand Prix da edição de 2021 dos Cannes Lions: “H&M Looop”, desenvolvida pela AKQA Estocolmo, e “Notpla”, da Superunion London.

“Saylists”, da Rothco Dublin para o Warner Music Group, é Grand Prix em Creative Data e o trabalho “Salla 2032”, da Africa para House of Lapland, é Grand Prix nos Entertainment Lions for Sports, a par de “Eternal Run”, da Edelman Londres para a Asics. Por sua vez, “Parada no Feed”, da GUT São Paulo para o Mercado Livre, e “Old Town Road”, da Columbia e Lil Nas X, receberam Grand Prix para Entertainment Lions for Music.

Quanto aos Entertainment Lions, verificam-se dois Grand Prix: “In Love we Trust”, da Dentsu McCarryBowen para Sinyi Realty”, e “Swipe Night”, da 72andSunny para o Match Group/ Tinder.

Em Digital Craft, destacou-se “Astronomical”, da Epic Games para o jogo Fortnite, e, em Innovation, foi “Degree Inclusive”, da Wunderman  Thompson Buenos Aires para a Rexona/Unilever a dar que falar.

Destaque ainda para “Dream Crazy”, a campanha da Wieden+Kennedy Portland para a Nike que teve origem num tweet do atleta norte-americano Colin Kaepernick e que conquistou o Grand Prix de Creative Effectiveness. Por outro lado, em Creative eCommerce, a AB Inbev é uma das marcas a ganhar Grand Prix com o trabalho “Tienda Cerca”, da Draftline, ao lado da The Big Isseu e do LinkedIn com “Raising Profiles”, da FCB Inferno.

“Act for Good” foi outra das campanhas premiadas nos Cannes Lions 2021, neste caso com o Grand Prix de Creative Business Transformation. O trabalho é assinado pela Marcel Paris para o Carrefour.

Em Radio & Audio e em Pharma, destaca-se “Sick Beats”, campanha da Area 23 para a Woojer, que conquistou dois Grand Prix. Já “Eu Sou”, da VMLY&R São Paulo para a Starbucks, foi a grande vencedora dos Glass Lions.

Quanto ao Grand Prix for Good, os jurados decidiram entregá-lo a “#SeguimosHablando”, da Publicis México  e Latvia para a organização Repórteres sem Fronteiras.

A edição deste ano da competição premiou ainda “#StealOurStaff”, da TBWA\London para a BECo, com o Grand Prix de Health & Wellness.

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