Dia do Vinho do Porto comemorado durante uma semana

Entre 1 e 10 de Setembro, o vinho do Porto terá um papel de destaque na animação cultural do Norte de Portugal. O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) está a preparar um programa de actividades inteiramente dedicado a este néctar, em jeito de celebração do seu aniversário, assinalado a 10 de Setembro.

Durante o período de comemorações, apelidado de “Port Wine Day”, haverá uma rota de restaurantes e bares com harmonizações, a masterclass “A Flight of the Sixties” e uma viagem no comboio histórico The Presidential. Estas são apenas algumas propostas da semana que culminará numa festa ao pôr-do-sol no Jardim das Oliveiras, no Porto, com entrada aberta ao público em geral.

Além da Invicta, também Vila Nova de Gaia, Matosinhos e a região do Douro estão incluídos no “Port Wine Day”. Em comunicado, o IVDP refere que a iniciativa envolve produtores, enólogos, caves, restaurantes e bares, barcos rabelos, convidados internacionais e todos os que quiserem conhecer melhor o vinho do Porto.

«O programa do ‘Port Wine Day’ pretende disseminar a verdadeira experiência do vinho do Porto e do Douro Vinhateiro, homenagear a sua história, espalhar a palavra aos especialistas, ao consumidor, sobretudo aos mais jovens, e ao mundo», refere Manuel Cabral, presidente do IVDP. O responsável descreve, ainda, o vinho do Porto como «grande embaixador e anfitrião do nosso País».

Além das actividades programadas para o Norte do País, haverá ainda uma prova em Nova Iorque integrada na programação. No dia 6 de Setembro, o The Lofts at Prince, no bairro de Soho, irá receber uma prova em parceria com a AGAVI e uma sessão de showcooking. O IVDP justifica esta aposta com o facto de os Estados Unidos da América serem um mercado em expansão no que diz respeito ao vinho do Porto: em 2016, foram exportadas mais de 408 mil caixas de DOP Porto com os EUA como destino, num valor total de 34 milhões de euros.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...