Crianças portuguesas não comem fruta suficiente

Seis em cada 10 crianças portuguesas não cumprem a recomendação da Organização Mundial de Saúde no que diz respeito à ingestão de fruta e legumes. As crianças entre os dois e os 10 anos devem comer pelo menos três porções de fruta e duas de legumes todos os dias.

A conclusão é do mais recente estudo divulgado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). A faixa etária dos seis e sete anos é a que evidencia um comportamento mais distante do recomendado: 68,2% não ingere a fruta e legumes necessários.

O mesmo estudo indica que existem diferenças regionais. Os Açores correspondem à região onde mais crianças não consomem as quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (84,7%), seguindo-se o Algarve (78,2%), Madeira (69,8%) e Lisboa e Vale do Tejo (66,8%). No Centro foi onde se registaram os melhores resultados.

Em comunicado, a APCOI revela que 85,5% das crianças em idade escolar almoça diariamente no refeitório da escola e que mais de metade desses alunos refere não incluir legumes no prato. Além disso, os dados mostram que as crianças obesas são as que menos legumes ingerem.

Antes e depois de “Heróis da Fruta”

A APCOI iniciou há seis anos o projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, através do qual promove uma alimentação mais saudável junto das crianças nas escolas. Na sexta edição do programa, registou-se um aumento do consumo diário de fruta em 41,9% das crianças após as 12 semanas de participação.

Adicionalmente, 43,3% das crianças terminaram o projecto com um consumo de fruta de acordo com as recomendações internacionais. De acordo com comunicado, trata-se de uma subida de 12,2% relativamente aos hábitos de consumo que mantinham no início de “Heróis da Fruta”.

Foto de Jorge Padeiro / AgenciaZero.Net

Artigos relacionados