COVID-19: startup portuguesa diz ter aquilo que Apple e Google procuram

Aquilo que levou a Apple e a Google a unirem-se numa parceria de desenvolvimento tecnológico já existe. Quem o garante é a HypeLabs, uma startup portuguesa que diz ter nas mãos o tipo de ferramenta que duas das maiores empresas do Mundo tencionam criar para combater a propagação do novo coronavírus.

Trata-se de uma solução de rastreamento de contacto que permite alertar quem tiver interagido ou estado próximo de pessoas infectadas com COVID-19. Segundo a HypeLabs, a HypeSDK “pode facilmente tornar-se a ferramenta para acabar com o isolamento” e está disponível sem custos para todos os países, podendo ser integrada em qualquer aplicação móvel ou sistema.

A startup do Porto indica ainda que a tecnologia que desenvolveu tem sido testada e implementada ao longo dos últimos cinco anos. É capaz de rastrear contactos de forma privada e anónima, funcionando em segundo plano. Quem não quiser ser monitorizado pelo Governo e autoridades de saúde, tem apenas de desistalar a aplicação em que a solução foi integrada.

Além de estar disponível para parcerias com aplicações em desenvolvimento, a HypeLabs juntou-se a um grupo de voluntários do movimento Tech4Covid para construir um sistema completo. O resultado é a CovidApp, “uma solução de marca branca que pemite a quarentena selectiva e que comprovadamente impede a disseminação contínua do novo coronavírus”, segundo é explicado em comunicado.

A startup garante que o sistema está pronto para implementação imediata e que será gratuito para todos os países que o quiserem usar. Com base na proximidade física dos smartphones, a CovidApp pemite informar os utilizadores, mesmo que não tenham ligação à internet.

Neste momento, a CovidApp já está a funcionar em algumas geografias da América Latina, como a Colômbia.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...