Continente vai debater impacto da alimentação na Terra

Precisamente um dia antes da estreia do Festival à Roda da Alimentação, o Continente irá promover a 5.ª Conferência Portugal Saudável em Lisboa. Uma vez mais, as tendências alimentares estarão em debate, desta feita sob o mote “Alimentação Saudável: Para Nós, Para o Planeta”.

Marcado para 13 de Março, o evento irá levar ao Pavilhão Carlos Lopes oradores nacionais e internacionais para tentar responder a uma questão: serão os comportamentos alimentares a chave para a sustentabilidade do planeta?

A conferência é promovida pela Missão Continente e terá como um dos pontos de partida o estudo “Mudanças Climáticas e Terra” do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), publicado pela ONU em Agosto do ano passado. Segundo o relatório, o nosso sistema alimentar está a contribuir para o aumento das emissões de CO2, perda de ecossistemas e redução da biodiversidade.

A solução passará pela implementação de políticas que promovam a opção por determinados regimes alimentares – nomeadamente, com maior equilíbrio entre proteínas animais e vegetais. Serão necessárias também práticas agrícolas sustentáveis.

Também como pano de fundo estará a análise desenvolvida pela Comissão EAT-Lancet, segundo a qual uma “dieta de saúde planetária” permitiria alimentar 10 mil milhões de pessoas dentro de limites seguros para a Terra. Ajudaria também a evitar cerca de 11 milhões de mortes prematuras por ano.

A 5.ª Conferência Portugal Saudável é de entrada gratuita mas requer inscrição prévia online, alerta a Missão Continente.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...