Continente: Benefícios que fazem a diferença

O Cartão Continente, considerado um dos cartões de descontos com maior sucesso em Portugal, continua a ser um parceiro fiel para mais de quatro milhões de clientes que se encontram espalhados por todo o país. Criado há praticamente 15 anos, o cartão de descontos da empresa de retalho tem vindo a adaptar-se à era digital e, actualmente, pode ser utilizado em mais de dois mil pontos de venda, com descontos exclusivos numa ampla rede de parceiros.

A aplicação do Cartão Continente, disponível através da Google Play Store ou da App Store, permite aos clientes utilizarem todas as vantagens inerentes através de um smartphone ou outro equipamento similar nas lojas Continente, ou nas marcas parceiras. Esta aplicação tem ao dispor várias soluções para os clientes, de grande versatilidade e para diversos tipos de utilização, constituindo uma oportunidade de poupança em despesas como a alimentação, restauração, serviços de saúde, combustível ou viagens.

A título de exemplo, Rui Rocha, head of Loyalty Program do Cartão Continente, explica que este «cartão de benefícios oferece uma ampla gama de vantagens aos seus titulares, com descontos exclusivos nas lojas Continente». Além disso, as vantagens do cartão estendem-se às várias marcas parceiras da cadeia de retalho, como a Well’s, MO, Meu Super, Zippy, note!, Go Natural, Taco Bell, Keep Wells, Dr.Well’s, Bagga, Home Story, ZU, Galp, Pizza Hut, Pans, KFC, Pasta Caffé, Miit, SOL e Booking.com. Paralelamente, o responsável também destaca o Desconto Mínimo Garantido, que permite aos clientes acumular 2% do valor das compras anuais nos seus cartões.

UM ECOSSISTEMA CRIADO A PENSAR NA POUPANÇA

Em 2022, o desconto atribuído pelo Cartão Continente aos seus clientes, através da rede de parceiros, atingiu mais de 317 milhões de euros, o que equivale a um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Além disso, existem indicadores muito positivos no que diz respeito aos utilizadores da aplicação da cadeia de retalho.

A app do Cartão Continente já ultrapassou os dois milhões e meio de subscritores, ultrapassando a fasquia dos dois milhões alcançados há sensivelmente um ano. Considerada como «um dos maiores ecossistemas de poupança», a aplicação permitiu aos clientes disporem de todas as vantagens do Cartão Continente no smartphone. «As pessoas já não têm de se preocupar em ter os cupões sempre à mão ou utilizar o cartão físico para acumular ou utilizar o saldo. Os mais recentes serviços já incluem a factura electrónica ou o Continente Pay», acrescenta Rui Rocha.

Com a introdução desta aplicação, o Continente conseguiu cumprir o objectivo de diminuir o envio de cartas com as ofertas de descontos exclusivos das empresas parceiras. «A adesão ao programa de fidelização, através da aplicação, também tem vindo a ajudar na diminuição da emissão de cartões físicos», sustenta. Adicionalmente, o serviço de emissão da factura electrónica também permitiu uma redução no consumo de papel nas empresas parceiras, onde é possível utilizar os descontos do Continente. Os benefícios para os clientes não se ficam por aqui e Rui Rocha lembra ainda que, graças à forma como a aplicação está pensada, já é possível recuperar os cupões após a compra.

O lançamento do Cartão Continente há quase 15 anos também «permitiu aprofundar o conhecimento sobre as preferências de consumo dos clientes e estruturar as melhores ofertas para cada um através de soluções de personalização, como os tradicionais cupões de desconto ou os recentes folhetos personalizados».

Naturalmente, a transformação digital do próprio cartão de descontos possibilitou o «aumento da capacidade de análise sobre as tendências do mercado, assim como a previsão de eventuais necessidades».

De acordo com o head of Loyalty Program do Cartão Continente, há dados recentes ao nível da experiência do cliente que indicam «uma tendência para um maior envolvimento por parte dos clientes através de mecânicas de jogo», nomeadamente através de «experiências mais memoráveis e imersivas com as empresas».

Já sobre as estratégias que têm vindo a ser utilizadas para a fidelização de clientes, sugere que estas estão dependentes de vários factores, que vão além da qualidade e do preço do produto ou serviço.

Assim, «a solução passa pela marca garantir uma proximidade com os seus clientes, através de uma relação totalmente transparente», adianta Rui Rocha. Os clientes revelam um maior interesse e entusiasmo quando as cadeias de retalho apresentam «propostas inovadoras que lhes proporcionem benefícios, uma maior comodidade, flexibilidade e rapidez na aquisição do produto ou serviço». Nesse sentido, o Continente promete trabalhar diariamente para «melhorar a experiência dos clientes e reforçar a sua proposta de valor» no segmento do retalho.

CONTINENTE PAY E OBJECTIVOS PARA O FUTURO

O Continente Pay, através da aplicação Cartão Continente, passou a permitir o pagamento em todas as lojas da cadeia de retalho, da Well’s, note! ou ZU. Para utilizar este serviço, basta ser possuidor do Cartão Continente e da aplicação. «Esta é mais uma prova do pioneirismo em inovação que, através da aplicação, se tem vindo a projectar na disponibilização de soluções tecnológicas para os consumidores», revela Rui Rocha.

Além disso, cerca de 200 mil clientes têm dado um feedback positivo sobre o Cartão Continente, sendo que alguns dos subscritores admitiram que voltaram a utilizar este serviço devido à comodidade e rapidez. No que diz respeito aos objectivos até ao final de 2023, a empresa planeia continuar a sua trajectória de inovação, oferecendo novas formas de poupança.

O Continente Pay é um exemplo recente do pioneirismo da marca relativamente à oferta de soluções tecnológicas mais cómodas para os seus consumidores. «Pretendemos continuar a robustecer a nossa proposta de valor junto dos clientes, oferecendo-lhes novos serviços e soluções de poupança ainda mais abrangentes com uma pegada cada vez mais digital.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cartões de Fidelização”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

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