Consumo mais sustentável em família? Aceite estas 10 dicas

Com a crescente consciencialização para a sustentabilidade, as famílias portuguesas enfrentam o desafio de adoptar hábitos de consumo mais responsáveis. Para facilitar esta mudança, que é crucial, a refurbed, empresa especializada na venda de produtos tecnológicos recondicionados (smartphones, portáteis, auriculares, computadores, entre outros) sugere dez práticas que podem ajudar num consumo cada vez mais “verde”:

Combater o desperdício alimentar:
Cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos são desperdiçados em Portugal anualmente. Para evitá-lo, importa que as famílias tenham consciência de que é possível planear as refeições, aproveitar as sobras e conservar os alimentos adequadamente.

Priorizar o consumo de produtos locais e sazonais:
Optar por frutas, legumes e outros produtos de origem local e da época reduz não só a necessidade de transporte como apoia a economia nacional.

Optar por embalagens mais sustentáveis:
O plástico é um dos materiais mais poluentes do planeta (demora cerca de 10 a 20 anos para se fragmentar e centenas de anos para desaparecer completamente do planeta). Priorizar produtos com embalagens reutilizáveis e evitar o uso de plástico descartável são pequenas alterações no dia a dia que fazem toda a diferença.

Adoptar a regra dos 6 R’s (recusar, reduzir, reutilizar, reparar, reciclar e recondicionar):
estas práticas podem e devem fazer parte das escolhas diárias de todas as pessoas. Ao dar uma segunda vida a um objecto, reduz-se a pegada de carbono e contribui-se para um futuro mais sustentável.

Poupar água em casa:
Fechar a torneira enquanto se escova os dentes, tomar duches rápidos e utilizar a máquina de lavar roupa e loiça apenas com a carga completa são algumas medidas simples que permitem poupar milhares de litros de água por ano.

Reduzir o consumo de energia:
Desligar as luzes ao sair de uma divisão, utilizar lâmpadas LED, ajustar a temperatura do aquecimento e ar condicionado são hábitos que contribuem não só para a eficiência energética como para a redução da factura da electricidade.

Escolher por meios de transporte mais sustentáveis:
Sempre que possível, privilegiar os transportes públicos, a bicicleta ou caminhar em detrimento do carro próprio. São escolhas que reduzem circunstancialmente a emissão de gases poluentes.

Consumir de forma consciente:
Questionar a necessidade de novas compras, optar por produtos de qualidade e que tenham uma vida útil maior e evitar o consumo impulsivo são atitudes essenciais para um estilo de vida mais sustentável e “amigo do ambiente”.

Informar e Educar:
Conversar com familiares e amigos sobre a importância da sustentabilidade, partilhar sugestões e informações relevantes e envolver as crianças em actividades ecológicas contribui para a construção de um futuro cada vez mais verde.

Integrar organizações, projectos e iniciativas que promovam a sustentabilidade:
A protecção do meio ambiente é responsabilidade de todos. Através de donativos, voluntariado ou simplesmente a implementação de pequenos gestos no dia a dia podem fazer a diferença no amanhã do planeta.

Artigos relacionados