Comunicação Social alheada do que é popular no Twitter

Metade das notícias que fazem mais furor no Twitter não chega a ver a luz do dia nos meios de comunicação tradicionais. Esta é a principal conclusão de um estudo levado a cabo pela Universidad Carlos III de Madrid que acrescenta ainda que nos casos em que a mesma notícia é comunicada tanto na rede social como nos meios de informação, 60% das histórias surge primeiro no Twitter.

Publicado no jornal científico Plos One, o estudo baseou-se nos trending topics do Twitter do Canadá, Espanha, EUA e Reino Unido para estabelecer a comparação, ou seja nos temas que são mais falados por um grande grupo de utilizadores da plataforma de microblogging. Do lado das notícias, a equipa de investigadores utilizou o Google News para perceber quais as notícias que surgiam nos meios tradicionais.

É claro que os tweets não têm a estrutura formal de uma notícia e são, na grande parte das vezes, apenas opiniões dos utilizadores. No entanto, o tema a que se referem pode constituir notícia tendo em conta o número de pessoas interessadas, explica o estudo.

Artigos relacionados