Como pode uma marca com quase 100 anos ser mais cool do que nunca?

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Conhecida pela prioridade na segurança dos automóveis e dos condutores, a Volvo tem-se reinventado ano após ano e hoje é, cada vez mais, cobiçada pelas novas gerações. O que mudou e o que fez para manter vivo o legado, sempre com os olhos postos no futuro? 

A Volvo foi, durante muito tempo, conhecida pela sua fiabilidade e pelas inovações tecnológicas criadas para uma maior segurança na estrada e dentro do veículo. Com uma nova estratégia, tem vindo a reinventar-se para se manter relevante e desejável, especialmente entre os mais jovens. Tornou-se uma marca “cool” e, actualmente, é mesmo preciso esperar alguns meses para ter um modelo nas mãos.

A segurança, que sempre foi um dos maiores valores da marca, continua a ser uma prioridade, mas a Volvo expandiu os seus pilares para incluir a sustentabilidade, o design minimalista e a tecnologia centrada nas pessoas. A marca continua a conquistar novos públicos, sem comprometer os seus princípios. E isto mudou tudo.

Esta alteração de percepção não aconteceu da noite para o dia e torna-se interessante olhar para alguns dos momentos-chave que foram decisivos para o sucesso desta mudança numa marca que tem quase 100 anos. Hoje, a Volvo está também nos lugares cimeiros da transição energética e tem atingido os melhores resultados em todos os mercados.

Prático e até com estilo 

Durante anos, a aerodinâmica não foi prioritária para a Volvo, com a funcionalidade a sobrepor-se à estética. Os seus veículos eram desenhados para oferecer o máximo de espaço interior possível, tanto para passageiros como para bagagem, uma virtude apreciada pelos clientes fiéis à marca, que não se preocupavam assim tanto com a aparência dos seus carros e até se orgulhavam disso.

Hoje, mesmo alguns dos seus modelos antigos atingiram o estatuto de clássico e vêem o seu estilo apreciado, como o Volvo 240, conduzido por Idris Elba na série de sucesso “Luther”. A personagem carismática, que também já conduziu um 740 GL, está totalmente em sintonia com o lado prático dos Volvos antigos. Antigamente, a personalidade mais destacada conhecida por conduzir um Volvo era o excêntrico Ozzy Osbourne.

O fim da pele animal

Uma das transformações mais notáveis nesta nova abordagem foi a decisão de eliminar a pele animal dos seus estofos. Em vez disso, os veículos são agora equipados com materiais orgânicos de alta qualidade, como o “Nordico”, criado pela Volvo, e que reflecte o compromisso com a sustentabilidade e a ética no design.

Esta mudança não é apenas um reflexo das novas preferências dos consumidores, mas também um passo em direcção a um futuro mais sustentável, alinhado com os valores da marca.

Segurança em primeiro lugar

Outra área em que a Volvo sempre se destacou foi a segurança. Em 1959, a insígnia apresentou o primeiro cinto de segurança de três pontos, criado pelo engenheiro Nils Bohlin, para o modelo PV544. E, apesar da patente, a marca sueca tomou a atitude certa, permitindo que outros fabricantes utilizassem livremente a sua invenção, o que resultou em milhões de vidas potencialmente poupadas.

Ao longo dos anos, a Volvo continuou a demonstrar o seu compromisso com a segurança, apresentando diversas inovações, como a primeira cadeira auto para crianças, em 1978, ou os airbags laterais, e, mais recentemente, introduzindo sensores para os ângulos mortos.

Foi também pioneira na introdução de um limite de velocidade de 180 km/h em todos os novos modelos e em criar sistemas de monitorização para detectar se o condutor está sonolento ou a sentir-se mal.

Actualmente, a preocupação com a segurança mantém-se, através de inovações como a introdução de chaves programáveis que possibilitam a limitação da velocidade máxima do carro, algo que pode ser útil quando o veículo é emprestado.

A velocidade excessiva é uma das principais causas de acidentes graves e todas estas medidas demonstram a visão da marca para um futuro sem acidentes fatais no trânsito.

O trunfo alemão

Pouco depois da aquisição, há quase 15 anos, por parte da Geely, foi tomada a decisão de contratar o designer alemão Thomas Ingenlath, o que revolucionou a popularidade de toda a gama da Volvo. Estávamos em 2012 e, segundo o próprio, tratava-se de «uma nova interpretação da linguagem do design, para ajudar a levar esta grande marca na direcção desejada».

A linguagem criada por Ingenlath era tão poderosa que ainda hoje é visível, mesmo depois de o profissional ter saído em 2017, quando se tornou CEO da Polestar, “irmã” da Volvo, com um excelente posicionamento no mercado de carros eléctricos.

O resultado são veículos com um visual sofisticado e elegante, mas sempre práticos e confortáveis. Essa abordagem é visível tanto nos interiores dos carros, que oferecem uma experiência calmante e de alta qualidade, como no exterior, onde o design simples e moderno se destaca na estrada.

«Todas as marcas fortes precisam de um conjunto de elementos visuais que as tornem únicas», afirmou Ingenlath. «A simplicidade geral, tanto no exterior como no interior, tem uma forte ligação com o estilo de vida escandinavo», continuou o designer.

Aposta nos SUVs

A mudança de foco da Volvo para este segmento foi altamente bem-sucedida, reflectindo-se em vendas crescentes e uma gama premiada internacionalmente, com destaque para o XC40, eleito Carro Europeu do Ano em 2018, a primeira vitória para um fabricante sueco.

E se nos últimos anos a procura se tem focado cada vez mais nos SUVs, levando até a ponderar o abandono de alguns modelos mais tradicionais, a realidade é que até esses, como o V60 e o V90, têm aumentado a sua popularidade, agora com motores Plug-in híbridos disponíveis.

Tecnologia centrada nas pessoas

A Volvo acredita que a tecnologia deve servir as pessoas e não ser um fim em si mesma. Assim, cada inovação que trazem para os seus veículos é desenvolvida com um objectivo claro: melhorar a experiência de condução e garantir o bem-estar dos ocupantes.

Um exemplo disso é o sistema de infotainment, fruto de parcerias com líderes da indústria, como a Google e a Nvidia, que oferecem aos condutores uma experiência intuitiva, conectada e, acima de tudo, segura.

Para a Volvo, a tecnologia é uma ferramenta para cuidar das pessoas, seja através da segurança ou do conforto, sendo estas colaborações essenciais para se manter na vanguarda da inovação automóvel.

Foco na Sustentabilidade e transparência na comunicação

A Volvo está firmemente comprometida com a sustentabilidade. Em 2025, a marca espera que metade das suas vendas globais seja de veículos electrificados, com o objectivo a longo prazo de se tornar 100% eléctrica. Aliás, o último Volvo com motor a gasóleo – o XC 90 – já foi produzido, no passado mês de Março.

Mantendo a tradição de ser prática e segura, a Volvo posiciona-se nos lugares dianteiros da transição para a electrificação, o que a torna atractiva para jovens condutores preocupados com o meio ambiente. Ao visitar o website da marca, os primeiros modelos apresentados são os totalmente eléctricos, parte de um plano para encorajar a mudança, já disponível em toda a gama.

O compromisso com a transparência e responsabilidade ambiental é algo que os clientes valorizam, e a Volvo pretende continuar a liderar a transição para um futuro mais limpo e sustentável.

Acima de tudo, a marca sueca, fundada em 1927, tem mostrado uma preocupação constante em acompanhar as tendências de mercado e em ser honesta e transparente com os seus clientes, o que poderá ditar o prolongamento do seu sucesso nos próximos anos.

Para as pessoas

A Volvo continua a evoluir, mantendo-se fiel aos seus valores fundamentais, enquanto se adapta às exigências de um mercado em constante mudança. Com uma abordagem inovadora ao design, sustentabilidade e tecnologia centrada nas pessoas, a marca está a pavimentar o caminho para o futuro da mobilidade, sem nunca perder de vista o que é realmente importante: o bem-estar e a segurança das pessoas.

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