Como evitar entupimentos na sua canalização

MARKETEER CONTENTS

Os entupimentos parecem surgir sempre nas piores alturas, mas existem medidas que pode tomar para evitar este tipo de situação. Além disso, a época de chuvas está a chegar e mais vale prevenir do que remediar.
Temos 10 dicas para manter a sua canalização a funcionar sem problemas:

 

  1. Não utilizar a sanita como caixote do lixo

É tentador atirar todo o tipo de produtos de higiene pessoal para a sanita. O material parece descer bem, no entanto, isto não significa que chegue ao esgoto principal. Despejar fio dental na sanita, por exemplo, parece inofensivo, mas é possível que este fique preso em algum ponto do cano e dê início a um entupimento. Adicionalmente, muitos destes produtos não se decompõem com facilidade, pelo que acrescentam uma carga desnecessária à instalação de tratamento de água, podendo entupir os esgotos. Assim, evite utilizar a sanita como um caixote do lixo. É melhor para o ambiente e melhor para os seus sumidouros.

 

  1. Recolher a gordura

Uma das piores coisas que se pode verter no ralo é a gordura. A gordura quente escorre pelo cano e ao arrefecer pode aglomerar-se e, assim, começar a formar um entupimento. Posteriormente, outros resíduos ficarão presos nesta gordura e darão início a um entupimento maior. A solução pode passar por manter um frasco à mão para recolher a gordura e, quando estiver cheio, deixá-lo nos depósitos apropriados.

 

  1. Recolher os resíduos alimentares

Deixar que os resíduos alimentares desçam pelo cano pode não parecer um problema, mas pode entupir os tubos. A melhor opção é recolher os seus resíduos orgânicos e depositá-los no lixo ou, até, juntá-los e criar um sistema de compostagem.

 

  1. Apanhar o cabelo antes que chegue ao esgoto

O cabelo e o sabonete são a combinação perfeita para criar obstruções na banheira ou no chuveiro. No entanto, o simples acto de apanhar o cabelo antes que este chegue ao ralo pode evitar o constrangimento de um entupimento. Para evitar esse trabalho pode, também, adquirir uma das várias opções disponíveis que fazem a tarefa por si e evitam que o cabelo desça pelo ralo.

 

  1. Rolha Pop-Up

A rolha pop-up pode ser colocada na pia da casa de banho e funciona como um íman para o cabelo, fio dental entre outros. A rolha deve ser limpa com regularidade. Se permitir que os resíduos se acumulem ao longo do tempo, o resultado é, provavelmente, um escoamento lento da água, até ao ponto em que não irá esvaziar por completo. Se o fluxo de água pelo cano também for mais lento, os entupimentos nas linhas de drenagem podem formar-se mais facilmente.

 

  1. Descarregar os drenos

As sanitas e torneiras de baixo caudal são óptimas para poupar água, mas podem não ser tão eficazes a manter os esgotos desobstruídos. O volume mais baixo de água geralmente não transporta os detritos, deixando-os aglomerar nos canos. Pode tentar contrariar este problema lavando ocasionalmente os canos com um grande fluxo de água. Por exemplo, enchendo um balde de cinco litros com água e despejando-o na sua sanita, enquanto efectua uma descarrega, para, assim, ajudar a manter a linha de escoamento principal desobstruída. Além disso, e ocasionalmente, encha a sua banheira e lavatórios com água quente e liberte a mesma pelos ralos.

 

  1. Não lavar cimento, argamassa ou produtos de construção no esgoto

Estes compostos endurecem através de uma reacção química e instalam-se, mesmo que seja com água corrente. Isto significa que vão instalar-se no seu sistema de drenagem. A areia é outro produto de construção que é notoriamente prejudicial para os esgotos, pois é pesada e instala-se rapidamente nos canos, formando “blocos” difíceis de remover. Para evitar estes problemas, nunca enxague compostos de fixação, argamassa, mistura de argamassa, betão e demais produtos de construção através do seu sistema de esgotos. Em vez disso, guarde a água de enxaguamento num recipiente até que os materiais sólidos se depositem. Em seguida, decante a água numa área apropriada.

 

  1. Manter as calhas limpas

É importante efectuar uma limpeza regular das calhas que captam a água proveniente dos telhados. Estas acumulam folhas, fuligem e outros agentes que são potenciais causas de entupimentos. Calhas obstruídas, no longo prazo, podem comprometer a funcionalidade de todo o sistema. As redes, ramais, condutores, calhas e demais mecanismos que fazem a captação de águas pluviais devem ser verificados, limpos e testados sempre antes do início de cada temporada de chuvas.

 

  1. Não utilizar substâncias corrosivas para desentupimentos

Não utilize substâncias corrosivas (tipo soda cáustica ou ácido) para tentar desentupir canos de esgoto. Como o próprio nome indica, estas substâncias são corrosivas, logo, a reacção química que provocam pode causar danos na canalização, dissolvendo os tubos, por exemplo. Além disso, estas substâncias agravam os entupimentos se entrarem em contacto com óleo de cozinha na tubagem.

 

  1. Não esperar por um bloqueio na linha principal

Se tiver uma linha de esgoto entupida todos os anos, não se limite a continuar a limpá-la. Opte por contractar uma empresas de serviços de desentupimento para verificar o que está a causar o problema. A solução pode passar por realizar uma inspecção de vídeo, através de uma câmara CCTV remota, de forma a verificar o estado das linhas de esgoto. Um problema recorrente, embora possa não parecer, pode ser a entrada de raízes de árvores, um tubo parcialmente colapsado ou até mesmo ferro fundido apodrecido que permite que o solo caia na linha e crie um bloqueio. Nesse sentido, vale a pena investir para descobrir a verdadeira causa do problema e solucioná-la definitivamente, em vez de se aborrecer com frequentes reforços de esgotos e contas de limpeza e desentupimentos.

Artigos relacionados