Como é que toma as suas decisões: com razão ou emoção?
A razão e a emoção têm sido comummente vistas como dois extremos em guerra aberta pelo domínio dos processos de decisão dos consumidores. Mas, e se lhe dissermos que são duas faces da mesma moeda e que há momentos diferentes para cada uma delas brilhar consoante os objectivos que se quer alcançar?
Nesta edição mergulhámos na investigação “Creatives’ Brand Attitudes Affect the Type of Ads They Produce”, de Cátia Alves, da Nova SBE, nas ideias do neurocientista português António Damásio e na obra “Hooked”, de Nir Eyal. Sabia que um total de 79% dos utilizadores de smartphones acede ao dispositivo até um quarto de hora depois de acordar? E que um terço dos americanos diz que, entre passar sem sexo e perder o telemóvel, abdicaria do sexo? Conheça uma mão-cheia de casos que testemunham como é que os produtos que nos habituámos a consumir alteram os comportamentos.
Por Maria João Lima e M.ª João Vieira Pinto
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Setembro de 2021 da revista Marketeer